Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 05:53
15/10/2019 as 13:57 | Por Da Redação |
Festival de Cinema de Alter do Chão atinge a marca de 1.979 filmes inscritos
O FestAlter acontecerá do dia 21 a 27 de outubro, com entrada gratuita
Fotografo: Reprodução
Alter do Chão será o belo cenário para o maior Festival de Cinema feito na região amazônica

A vila de Alter do Chão, localizada a 27 km da cidade de Santarém- PA, será o belo cenário para o maior Festival de Cinema feito na região amazônica. A grandiosidade do Festival se concretizou após a quantidade de filmes inscritos. Efeito considerado um recorde, no Brasil, em eventos voltados à sétima arte. Na plataforma de inscrição foram contabilizadas obras de 98 países. Do Brasil, 441 enviaram produções.

Para participar da Mostra Competitiva do Festival foram selecionados 241 filmes, de 48 países. Desses, 120 são produções feitas na Amazônia. As categorias são de curtas, médias, longas-metragens, documentário, ficção, experimental e/ou animação, filmes realizados com celulares, documentário de divulgação científica, primeiro jovem cineasta, soluções comunitárias, filmes indígenas e filmes realizados por mulheres. “Haverá também uma mostra paralela e mostra de convidados com mais de 50 exibições”, disse Locca Faria, diretor gera do Festival.

Duas tendas climatizadas serão montadas na mega estrutura que o FestAlter irá oferecer para os sete dias de evento. “As exibições serão gratuitas. Nos dois espaços terão 250 cadeiras, cada, com telão e acústica adequada. Queremos oferecer, de fato, a experiência total do cinema”, enfatizou Locca Faria.

Ao final do Festival, haverá uma premiação feita através da entrega do Troféu Muiraquitã de Ouro. Cada um dos vencedores de todas as categorias receberá o troféu criado pelo artista plástico de Alter do Chão, Rony Borari.

CURADORIA E JURI

Por meio de um comitê avaliador composto por importantes personalidades da indústria cinematográfica brasileira, foram selecionados filmes nacionais e internacionais que irão compor a programação do FestAlter.

O júri será formado por cineastas, educadores e jornalistas de várias regiões do Brasil envolvidos com o audiovisual, entre os quais, Flavio Tambellini, Ana Helena Gomes, Jodele Larcher, Ericka Bauer, Emanoel Loureiro e Fernando Mamari.

FESTIVAL DE CINEMA DE ALTER DO CHÃO – FESTALTER

O FEST ALTER tem por finalidade apresentar obras da recente produção audiovisual brasileira, amazônica, internacional, contribuir para sua difusão e debate, reunindo profissionais da área, promovendo encontros, rodadas de negócios, oficinas especializadas e atividades artísticas regionais.

O conceito maior do Festival é capacitar os moradores locais, os indígenas, ribeirinhos e a vasta população desta região para terem acesso ao mercado do audiovisual. Produzindo temas próprios e criar um pólo de criação e distribuição de filmes que revelem uma imensa produção criativa, rica em cultura e cheia das encantos da Amazônia.

O Festival de Cinema de Alter do Chão é "Um olhar para a Amazônia, para os povos do mundo, para a valorização da natureza e o reconhecimento dos direitos globais".

SITE OFICIAL  www.festivaldealterdochao.com.br

Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil