Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 01:24
02/11/2019 as 10:32 | Por Da Redação |
Dia de Finados atrai multidão aos cemitérios de Santarém
Cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires são os mais visitados
Fotografo: Portal Santarém
Tradicional família santarena visitando túmulo de seus entes queridos

Desde as primeiras horas deste sábado, 02 de novembro, milhares de pessoas procuram os cemitérios de Santarém, para homenagear entes queridos.

Nos cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires, localizados na área central de Santarém, uma multidão, por meio de uma vasta programação, homenageia os mortos.

Nos cemitérios do Mararú e do Cambuquira, na área periférica da cidade, a Diocese de Santarém e a Prefeitura Municipal também realizam uma promoção especial para homenagear os finados.

Nesses locais, centenas de cristãos visitam os túmulos dos mártires para rezar pelos que faleceram.

A professora Maria do Carmo Sousa conta que todos os anos, no Dia de Finados, visita os túmulos de seus parentes.

"Tenho primos, meu pai e outros parentes sepultados aqui em Santarém. Por isso, todos os anos eu visito esses cemitérios para rezar por todos eles. Quando eu chego no túmulo do meu pai, eu não consigo segurar a emoção", declarou a professora.

FERIADO

A Prefeitura de Santarém informou que as repartições públicas estão fechadas neste sábado, 02, e só voltam a funcionar na segunda-feira, 04.

Segundo a Prefeitura, estabelecimentos comerciais podem funcionar em regime de plantão e alguns shoppings da cidade vão abrir ao público.

PROGRAMAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA

A Pastoral Urbana de Santarém informou que já está realizando uma programação religiosa do Dia de Finados, 2 de novembro, nos quatros cemitérios da cidade.

A programação conta com a celebração de missas, presença dos missionários acolhendo as pessoas que visitam os túmulos dos seus entes queridos, mensagens reflexivas e orações.

Na Avenida Mendonça Furtado, entre os dois cemitérios, um palco foi instalado com sistema de som, onde foi celebrada uma missa por volta de 7h30, e  acontece outra celebração às 18h30. No local, desde as 9h, as paróquias e áreas pastorais das regiões pastorais 1,3, e 5 conduzem os momentos de mensagens reflexivas, orações e músicas até o meio-dia, e retornam às 15h. A partir das 17h30 esse momento será de responsabilidade da Pastoral da Comunicação Diocesana até a Celebração Eucarística.  Enquanto isso, os voluntários estarão em missão nos cemitérios.

No cemitério do Mararú uma missa foi celebrada as 7h30, e outra celebração será realizada às 18h. Ao longo do dia as comunidades da Área Pastoral São Lucas e da Paróquia Cristo Libertador, ambas da Região 2 de Pastoral, serão responsáveis pelas reflexões, momentos de mensagens, orações e visita dos missionários.

Já a programação do cemitério do bairro Cambuquira é de responsabilidade da Região 4 de Pastoral. No local, acontece visitas dos missionários durante todo o dia e não terá missa, somente nos horários habituais das paróquias e áreas pastorais que fazem parte desta região pastoral.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil