Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 19:33
08/01/2021 as 09:49 | Por Redação |
Covid-19: Unidade de Saúde Descentralizada (USD) recebe a visita do Prefeito Nélio Aguiar
Unidade permanece localizada no Bairro Jardim Santarém, nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Paulo Freire
Fotografo: Reprodução
Nélio Aguiar com a secretária Marcela Tolentino durante visita

O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, visitou a Unidade de Saúde Descentralizada (USD) na manhã de quinta-feira (7), que permanece localizada no Bairro Jardim Santarém, nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Paulo Freire, onde são realizados os atendimentos e encaminhamentos necessários a população, principalmente aos pacientes que apresentam sintomas de síndromes gripais e de Covid-19. A Secretária de Saúde, Marcela Tolentino, e os vereadores Alba Leal (MDB) e Murilo Tolentino (PSC) também estiveram presentes. 
Na ocasião, o gestor municipal percorreu os setores, conversou com funcionários e pacientes para verificar de perto a atual situação do combate à doença. A Unidade realiza triagem, consultas médicas, notificação, dispensação de medicamentos. Fisioterapia e treino Funcional, atendimento psicológico e atendimento de serviço Social também fazem parte das atividades. 
“Continuamos trabalhando sempre alerta, monitorando e mantendo todas as medidas necessárias para conter do avanço do novo corona vírus. Contamos com o Unidade Descentralizada, que funciona na Cemei Paulo Freire, com atendimentos para as pessoas que apresentam sintomas. Essa visita só reforça que continuamos trabalhando e batalhando para garantir mais investimentos para a saúde e levando mais qualidade de vida aos santarenos”, declarou o prefeito. 
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibiliza uma equipe de multiprofissionais para detecção de possíveis casos da Covid-19, a fim de oportunizar um tratamento precoce, como medida para o enfrentamento e combate ao novo Coronavírus. 
Entre maio e janeiro, a USD já atendeu mais de 40 mil pacientes em Santarém. O levantamento foi feito pela equipe técnica levou em conta dados registrados entre maio e de dezembro. Além disso, a unidade distribuiu mais de 1 milhão de medicamentos 
A demanda de pacientes na unidade em sendo acompanhada de perto pela titular da Semsa, Marcela Tolentino. O aumento nos atendimentos de pessoas com sintomas de síndrome gripais e a proximidade com Manaus, no Estado do Amazonas, que está em situação crítica, e de onde desembarcam centenas de passageiros diariamente em nosso município, tem deixado as autoridades locais em alerta. 
“Aumentou um pouco o número de pacientes aqui nessa unidade descentralizada de atendimento de síndromes gripais, então, essa questão de Manaus serve de alerta, porque da outra vez, primeiro foi Manaus acometida e depois Belém e Santarém. A gente tem que fazer um trabalho já antecipado na prevenção”, disse a secretária.
A implantação de mais uma Unidade de Saúde Descentralizada na área urbana e realização de atividades do Ambulatório Itinerante nas regiões do Planalto e de rios com maior frequência estão sendo analisados.
Fonte: Portal Santarém e Weldon Luciano/Semsa
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil