Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 05:02
15/09/2021 as 08:11 | Por Redação |
Corda do Círio chega a Belém nesta quinta-feira, dia 16
Uma parte da corda ficará em exposição em alguns locais da cidade, e outra seguirá uma programação definida pelo Arcebispo de Belém
Fotografo: Reprodução
Por conta da pandemia, a corda será apenas exposta para que os fiéis que normalmente fazem seus pagamentos de promessas

Após alguns dias na estrada, chega à capital paraense nesta quinta, dia 16, por volta das 10h, a Corda do Círio, um dos principais ícones da festividade, que normalmente seria usada nas duas maiores e mais tradicionais procissões, o Círio e a Trasladação. Por conta das mudanças que permanecem este ano no Círio, com a ausência das procissões e da Imagem Peregrina nas ruas, a corda será apenas exposta para que os fiéis que normalmente fazem seus pagamentos de promessas com ela, possam dar prosseguimento a esta tradição, mesmo que de forma diferenciada. 

Uma parte dela ficará em exposição em alguns locais da cidade, que ainda serão definidos pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), e a outra seguirá uma programação definida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, entre as 95 paróquias de Belém. No sábado, dia 25, a partir das 14h30, a corda será vistoriada pela Diretoria da Festa de Nazaré no colégio Santa Catarina. 

A corda foi produzida em Santa Catarina, como nos anos anteriores. A empresa responsável é a Itacorda e a Expresso Vida Transporte foi a responsável pela  chegada em Belém. Um dos símbolos que representam a fé dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré é de sisal, tem 800 metros de comprimento com 50 milímetros de diâmetro. A corda chega em Belém dividida em duas partes de 400 metros.  Ela permanece adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias. 

Histórico – A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis. 

O Círio 2021 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. 

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, ReinafarmaEsamazAlubar, Unimed Belém, Alubar Metais, Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Vale e Gráfica Miriti. 

Como apoiadores master Bradesco, Imerys Rio Capim, Equatorial Energia, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, UniodontoEngeterraCitroparFaepaMape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima PetrolaRommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama e Jefferson. 

Por: Rosana Pinto/Agência Eko 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil