Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 03:43
11/03/2021 as 08:44 | Por Redação |
Carlos Martins se preocupa com pacientes de Covid-19 que desenvolvem insuficiência renal
Grupos de riscos são: hipertensos, diabéticos, obesos e aqueles que tem histórico familiar de doença renal ou cardiovascular, e agora, alguns pacientes que contraíram a Covid-19
Fotografo: Reprodução
Vereador apresentou moção de aplausos à Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Oeste do Pará

Na sessão de quarta-feira (10), o vereador Carlos Martins (PT) destacou a preocupação com os pacientes de Covid -19 que desenvolvem problemas renais. O vereador reforçou o alerta feito pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em relação aos cuidados necessários com a Covid-19 e as sequelas da doença, capaz de provocar insuficiência renal nos pacientes. 

“Agora a variante do vírus se manifesta com casos mais complicados, que podem necessitar de hemodiálise. E nós também temos limites para a execução desse serviço, e é necessária a consciência da população, e maior fiscalização em relação às medidas restritivas para evitarmos que aumente o número de casos graves. Nós não queremos que além de fila de espera para transferência para leitos de UTI, que a nossa população também enfrente filas para o serviço de hemodiálise”, finalizou Carlos Martins. 

No HRBA, houve aumento no número de pacientes em tratamento de Covid, que apresentaram insuficiência renal aguda e precisaram de hemodiálise. Em 2019, foram realizadas 606 sessões de hemodiálise na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Em 2020, as sessões chegaram a 1.307, com aumento expressivo nos meses de pico da pandemia na região: maio, junho e julho. 

"Nesta quinta- feira (11) é celebrado o dia Mundial do Rim. É importante lembrar que mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década. A Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública. Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da doença são: hipertensos, diabéticos, obesos e aqueles que tem histórico familiar de doença renal ou cardiovascular. E agora, também compõem esse grupo, alguns pacientes que contraíram a covid-19. Na quarta-feira (10) apresentei uma moção de aplausos à Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Oeste do Pará, por ajudar os pacientes a “viverem bem” com a doença renal. A ARCTOP atua na defesa dos direitos sociais das pessoas com doenças crônicas e patologias correlacionadas e submetidas a transplante, contribuindo para uma melhoria continua na qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde", disse Carlos Martins. 

Fonte: Portal Santarém e Keliane Tomé 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil