Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 22:39
24/10/2020 as 07:37 | Por Redação |
Brigadistas do Hospital Regional do Baixo Amazonas atualizam técnicas de combate a incêndios
Membros que integram a Brigada de Incêndio do HRBA participaram durante quatro dias, de um treinamento
Fotografo: Reprodução
Ação serviu para aprimoramento das técnicas de combate a princípios de incêndio, primeiros socorros e realização de resgate e evacuação

Colaboradores que integram a Brigada de Incêndio do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), participaram durante quatro dias, de um treinamento para aprimoramento das técnicas de combate a princípios de incêndio, primeiros socorros e realização de resgate e evacuação.
A capacitação, realizada por uma empresa especializada e formada por Bombeiros Militares, ocorreu numa área de gramado, ao ar livre do hospital, distante dos pacientes e usuários. O local também é ponto de encontro, em caso de incêndios reais.
Os treinamentos de requalificação ocorrem anualmente, com aulas teóricas e práticas, em atendimento a Instrução Técnica N° 08, do Corpo de Bombeiros e à Norma Regulamentadora (NR-23), do Ministério do Trabalho e Emprego, que dispõe sobre a proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho.
“Em caso de incidentes, ativaremos o Plano de Atendimento à Emergência do HRBA, e antes da chegada do Corpo de Bombeiros, nossos brigadistas atuarão preliminarmente no combate a um possível incêndio fazendo a evacuação correta de todos", explica o engenheiro de Segurança do hospital, Eduardo Godinho.
A enfermeira supervisora do Centro Cirúrgico do HRBA, Mirelle Nobre, é um dos colaboradores voluntários que integra a Brigada de Incêndio da unidade. “Estamos nos preparando, nos reciclando para que, caso ocorram incidentes, possamos ajudar nossos colegas e pacientes, através de técnicas de resgate adequadas”.
Atualmente, o hospital conta com 110 brigadistas. Essas ações preventivas e de qualificação dos profissionais integram as estratégias de gestão incentivadas pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que administra o HRBA. 
“O treinamento da Brigada de Incêndio é essencial para que consigamos retardar qualquer tipo de emergência, até a chegada dos bombeiros, principalmente no ambiente hospitalar, onde tem um número muito grande de pacientes acamados”, destaca o instrutor Tiago Carvalho, bombeiro Militar. 
O Hospital Regional do Baixo Amazonas, reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, pertence ao Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde.
Referência para uma população de 1,3 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do Oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu, o HRBA é certificado nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) – Acreditado com Excelência.
Simulado de Incêndio
Nos dias 29 e 30 de outubro, o HRBA  realizará um simulado de incêndio nas dependências da unidade. O simulado faz parte do Plano de Emergência e Abandono implantado na instituição, e visa avaliar e aprimorar o treinamento dos colaboradores para os procedimentos a serem adotados nestas situações, zelando pela segurança dos pacientes, usuários e colaboradores.
Nos dias de simulado de incêndio, todos os setores do hospital funcionaram normalmente, sem interrupções aos atendimentos prestados aos pacientes.
Fonte: Portal Santarém e Ascom/HRBA




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil