Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 05:53
16/05/2020 as 13:33 | Por Redação |
Após reunião, Comitê de Crise decide por lockdown em Santarém
Nélio Aguiar comunicará decisão ao Governador para colocar Santarém no Decreto Estadual
Fotografo: Sandro Vaughan/TV Tapajós
Reunião aconteceu na manhã deste sábado (16), na Prefeitura de Santarém

Durante reunião que aconteceu na manhã deste sábado, dia 16, na Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, o Comitê de Crise foi favorável à decretação do locadown em Santarém, pelo prazo de 10 dias. Vários assuntos foram debatidos durante a reunião, como o aumento da procura pelos serviços de saúde e a diminuição do número de leitos disponíveis para atendimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19, aliados ao baixo índice de isolamento social, foram cruciais para que o Comitê de Crise tomasse essa decisão

O Sistema público de saúde em Santarém está entrando em colapso, com aumento do número de casos suspeitos e confirmados de covid-19 no município. Segundo informações, neste sábado, há 19 pessoas na fila para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Santarém, e mais três pacientes de Juruti, totalizando 22 pacientes e não há leito disponível no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade de referência para os casos mais graves de covid-19.

De acordo com boletim da UPA 24h, unidade que é porta de entrada para pacientes com suspeita ou confirmados de covid-19 em Santarém, na madrugada deste sábado foram atendidas 52 pessoas com sintomas de coronavírus. Desse total, 37 são novas notificações, os demais já haviam sido notificados.

No isolamento 1, da UPA, há 8 pacientes com quadro delicado. No isolamento 2 e 3, há 20 pessoas internadas. O isolamento pediátrico não tem nenhuma criança em observação. No período noturno, quatro pacientes foram transferidos para o Hospital de Campanha de Santarém.

O prefeito Nélio Aguiar informou à reportagem, que a decisão do Comitê de Crise será comunicada ao Governo do Estado para colocar Santarém na lista do decreto estadual.

Fonte: Portal Santarém, com informações e foto do G1

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil