Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 00:21
21/06/2022 as 08:16 | Por Redação |
Vereadores comemoram os 361 anos de Santarém e 193º aniversário do Poder Legislativo
Serão agraciadas seis personalidades com a “Comenda Osman Bentes de Sousa”, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal
Fotografo: Reprodução
Sessão Solene será realizada nesta terça-feira (21), a partir das 15h, no plenário “Vereador Benedito Magalhães”

Nesta terça-feira (21) será realizada a Sessão Solene que comemora os 361 anos de fundação de Santarém e os 193 anos de instalação do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, seis personalidades serão agraciadas com a comenda “Osman Bentes de Sousa”, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos a favor da comunidade santarena. 

 

A sessão será realizada a partir das 15h, no plenário “Vereador Benedito Magalhães”, após a inauguração da nova Sala da Presidência e do espaço da Assessoria de Comunicação (ASCOM), adaptado para os novos produtos, como o poadcast exibido semanalmente pela internet, nos canais da Casa nas redes sociais. 

 

De acordo com o presidente Ronan Liberal Júnior (MDB), os nomes dos agraciados com a comenda seguem o critério das ações desenvolvidas em várias áreas a favor do município. 

 

Homenageados: 

1. Helder Barbalho - Helder Zahluth Barbalho é natural de Belém, nascido em 18 de maio de 1979, casado com a advogada Daniela Barbalho e pai de 3 filhos. Formou-se em administração pela Universidade da Amazônia e é pós-graduado com MBA Executivo em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2018, foi eleito Governador do Pará. Antes, Foi ministro da Pesca e Aquicultura, ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos e ministro da Integração Nacional do Brasil. O primeiro cargo eletivo de Helder foi como vereador de Ananindeua (Pará), eleito em 2000, sendo o mais votado do município. Em 2004, foi eleito para o cargo de prefeito de Ananindeua, tendo assumido com 25 anos, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará, sendo reeleito em 2008. Em 2002, elegeu-se deputado estadual, tornando-se o mais votado para o cargo no estado do Pará. 

2. Tardélio Mesquita – Nascido em Tarauaca (AC) , Tardélio Torquato de Mesquita formou-se em medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já atuou na Santa Casa de Misericórdia e no Pronto Socorro Municipal de Birigui (SP), no PSM de Araçatuba (SP) e nos Hospitais de Campanha de Belém (PA) e Santarém. Atualmente, é médico e diretor técnico do Samu de Santarém; médico do programa Estratégia de Saúde da Família de Mojuí dos Campos; no transporte aéreo médico por helicóptero através do governo do estado; no transporte aéreo, fluvial e terrestre de pacientes pela empresa FAMED Remoções e de paciente terrestre pela empresa Amazon Saúde Remoções. 

3. Emir Aguiar - Emir Machado de Aguiar é graduado em administração de empresas. Descendente de nordestinos, é casado com Jarle Aguiar e pai de três filhos: Vinícius, Emir Júnior e Maria Clara, mais recente, avô de José Otávio. A longa trajetória de Emir na vida publica começou como coordenador do famoso projeto mutirão nos bairros. Foi eleito vereador por cinco mandato consecutivos, mas também foi secretário municipal de Administração, em meio aos mandatos conquistados nas urnas. Atualmente, voltou a ocupar a secretaria de Administração no segundo mandato do prefeito Nélio Aguiar. 

4. Edenilza Cohen - Nascida na vila de Boim, em 08/08/1966, filha de Elísio Éden Cohen (in memorian) e Deonila Maria de Sousa (in memorian). Edenilza de Souza Cohen enfrentou grandes desafios, desde que sua mãe biológica faleceu quando ela ainda tinha cinco anos de idade, seu pai casou com a senhora Ana Maria Pedroso Cohen, que foi sua mãe de coração. Veio morar em Santarém no ano de 1986 em busca de novas oportunidades e concluiu o ensino médio na Escola Almirante Soares Dutra. Em 1991, nasceu sua única filha Karina de Souza Cohen, que a criou e educou sozinha. Servidora na Câmara desde 1º de julho 1988, começou ajudando no plenário da Casa e operando a máquina de xerox dos anos de 1988 à 2000. De 2000 à 2012 arquivista e telefonista e de 2013 até a presente data, chefe da seção de arquivo e registro do Legislativo. Servidora exemplar, demonstra companheirismo com as colegas de trabalho, em que recebeu o apelido carinhoso “dona Dêde”, compromissada com o trabalho que, há 34 ano, presta à Câmara. 

5. Henderson Pinto - Nascido em Santarém no dia 25 de abril de 1976, Henderson Lira Pinto é filho de Jerônimo Ferreira Pinto e Maria Lira Pinto, casado com Darléa Machado Pinto, com quem tem 3 filhos, Henderson Júnior, Daniela e Dayane. Começou sua vida pública no Movimento Estudantil, no Grêmio da Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira de 1993 a 1995, onde participou ativamente da fundação da UMES (União dos Estudantes Secundaristas de Santarém). Na política partidária deu seu primeiro passo no ano de 1995 ao entrar no PFL, que mais tarde passou a se chamar DEM. Hoje Henderson é filiado ao MDB. Concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2004, quando foi eleito vereador para a Câmara Municipal de Santarém, sendo reeleito para mais três mandatos consecutivos nas eleições, chegando a ser presidente do Legislativo no biênio 2012/2013. No dia 31 de dezembro de 2018 se licenciou do mandato de vereador, aceitando o convite do Governador Helder Barbalho, para assumir o cargo de Secretário Regional a partir do dia 01 de janeiro de 2019. A secretaria é responsável por articular obras, ações e serviços nos 29 municípios do Baixo-Amazonas, Oeste do Pará, Transamazônica e BR-163. No período da pandemia da COVID 19, Henderson recebeu do Governador Helder Barbalho, a missão de  coordenar as ações de enfrentamento, no Oeste do Pará, na instalação de hospitais de campanha, organizando recursos para que os municípios pudessem enfrentar a pandemia, organizou juntamente com o governador a vinda da UTI aérea que ajudou a salvar milhares de vidas na região, juntamente com os profissionais de saúde e os profissionais da segurança pública, permaneceu na linha de frente desse embate por todo o período, visitando as alas para COVID, acompanhando de perto o dia a dia dos pacientes. 

6 . Márcia Carneiro - Márcia Guerreiro de Araújo Carneiro é casada com o advogado Luis Rodolfo Dinelli Carneiro e atua há mais de 52 anos na Casa da Amizade em Santarém, onde inúmeras ações sociais foram e são realizadas. Sempre disposta a colaborar com a igreja, dirigiu a Barraca da Santa nas festividades de Nossa Senhora da Conceição por 10 anos. Fundou com um grupo de amigas o MANAS – Mãos Amigas na Ação Social, que em poucos anos conseguiu doações de lençóis, roupas para cirurgia e 26 centrais de ar condicionado para o Hospital Municipal de Santarém. Diariamente o MANAS faz a distribuição voluntária de lanches em todo o Hospital, entre outras ações que aqui narradas podem parecer pequenas, mas aos olhos de quem as recebe fazem toda a diferença. 

 

Com informações da Ascom/CMS 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil