Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 - 15:08
11/04/2024 as 13:09 | Por Redação |
Evento debate crise climática e estratégias de proteção para quilombolas de Óbidos e Oriximiná
Evento Crise Climática e Seca Extrema - Estratégias para Proteção das Comunidades em Óbidos e Oriximiná, nos dias 16 e 17 de abril, em Santarém.
Fotografo: Reprodução
No ano de 2023, esses municípios foram severamente afetados por uma seca sem precedentes

A Comissão Pró-Índio de São Paulo organiza evento com participação de cerca de trinta lideranças locais e representantes de órgãos do governo federal para discutir estratégias de enfrentamento da crise climática e da seca extrema nas comunidades de Óbidos e Oriximiná  

 

Com o intuito de promover o diálogo entre diferentes setores do governo federal em busca de ações eficazes diante da estiagem, a Comissão Pró-Índio de São Paulo promove o evento Crise Climática e Seca Extrema - Estratégias para Proteção das Comunidades em Óbidos e Oriximiná, nos dias 16 e 17 de abril, em Santarém.  

 

Estão confirmadas as presenças de aproximadamente trinta lideranças locais, além de representantes do Ministério da Igualdade Racial, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.  

 

No ano de 2023, as comunidades desses dois municípios do Norte do Pará foram severamente afetadas por uma seca sem precedentes, que atingiu diferentes regiões da Amazônia. Mesmo com o fim do período de estiagem, relatos de moradores indicam que a população continua a enfrentar os impactos.  

 

As mudanças climáticas são apontadas como o principal fator responsável pela seca histórica do ano passado, segundo cientistas. Pesquisadores alertam para a possibilidade de ocorrência de eventos similares em 2024. Portanto, torna-se essencial planejar intervenções de curto e médio prazo para apoiar e preparar as comunidades para lidar com essa nova realidade decorrente da crise climática. 

 

Lúcia Andrade, coordenadora executiva da Comissão Pró-Índio de São Paulo, ressalta que o evento tem por objetivo “favorecer o diálogo das comunidades com o governo com vistas a construção de ações assistência emergencial e políticas estruturantes de longo prazo para promoção da adaptação às mudanças climáticas”. 

  

Com informações de Bianca Pyl  

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil