Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 19:49
29/04/2021 as 08:38 | Por Redação |
UPA 24 horas: Protocolo do Acompanhante recebeu 17 familiares até o momento
UPA 24 horas implantou protocolo que autoriza e regula a estadia de acompanhantes para idosos, pessoas especiais e menores de 18 anos
Fotografo: Reprodução
Acompanhantes recebem a alimentação no refeitório e contam com um espaço para higiene pessoal

“Tudo o que a gente ouviu falar antes da UPA era fantasia, eu ouvia falar muitas coisas ruins, quando eu entrei aqui vi que não era nada disso”, disse Alcione de Carvalho, acompanhante de paciente. 

Há cerca de 20 dias a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas implantou o protocolo que autoriza e regula a estadia de acompanhantes para idosos, pessoas com necessidades especiais e menores de 18 anos. Todas as 17 pessoas que ficaram dentro da Unidade nesse período acompanharam idosos. Para receber esses familiares, a Unidade destinou um isolamento exclusivo para os doentes com acompanhantes. Além disso, é disponibilizado os EPI's necessários para proteção individual, onde eles são orientados sobre o uso e o descarte adequado e as recomendações da higienização constante das mãos. 

Alcione de Carvalho, de 41 anos, precisou ser acompanhante duas vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Primeiro foi do pai Arnaldo Corrêa, de 67 anos, e três dias depois, logo após o idoso ser transferido para um hospital de alta complexidade, a mãe Maria Imaculada, de 62 anos, também necessitou ser internada. 

“Quando eu soube que a minha mãe viria, eu fiquei nervosa, mas me senti menos tensa, porque eu vi que eles atendem todos muito bem e estou ajudando e passando segurança emocional para ela e passei para ele. O meu pai nem queria ir embora daqui”, enfatizou ela. 

Para Alcione, o protocolo beneficia toda família do paciente, pois, segundo ela, além de o acompanhante ajudar nos cuidados, reforça a saúde emocional tanto de quem está doente quanto dos que estão em casa. “Eu junto com os meus pais fui muito bem tratada, tanto que meu pai nem queria ser mais transferido, ele queria ficar aqui. Quem deras os outros hospitais pudessem receber também”, falou ela. 

A psicóloga da Unidade, Ariane Macedo, responsável do setor psicossocial, destaca o processo de conduzir a estadia desses pacientes de forma mais harmônica possível. “A partir do momento que esse acompanhante adentra a Unidade ele é monitorado várias vezes durante o dia, com o objetivo de garantir o bem estar desse acompanhante, através do processo de escuta e entender as necessidades de cada um deles”, explicou ela. 

Os acompanhantes da Unidade recebem a alimentação no refeitório e contam com um espaço para higiene pessoal. “A equipe multiprofissional passou por qualificações e está preparada para também receber esses acompanhantes”, finalizou o coordenador de enfermagem, Samaroni Brelaz.   

Fonte: Portal Santarém e Ascom/HMS e UPA 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil