Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 20:19
30/07/2020 as 08:17 | Por Redação |
Trabalho infantil em Santarém é combatido através de parceria entre Santander e Prefeitura
Projeto ‘Transformar Vidas’ vai promover uma série de ações lúdicas no Porto dos Milagres
Fotografo: Reprodução
Devido a pandemia da covid-19 a ação será feita com 16 crianças que serão atendidas no local

A adolescência e a infância são momentos únicos no crescimento de um indivíduo. No entanto, o trabalho infantil ainda é um mau presente que priva crianças e adolescentes de uma infância saudável e conscientizar a população é um dos principais desafios. Focada neste dado, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) iniciou na quarta-feira (29), o ‘Transformar Vidas’, um projeto que vai promover uma série de ações lúdicas no Porto dos Milagres na luta para a erradicação do trabalho infantil no local.

O projeto foi aprovado no edital do Programa Amigo de Valor do banco Santander, um programa que apoia projetos encaminhados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) e executado pela Prefeitura por meio da Semtras.

Devido a pandemia da covid-19 a ação será feita aos poucos. Inicialmente voltada às 16 crianças que serão atendidas no local, com estrutura montada para que as atividades sejam realizadas de terça-feira à sábado das 15h às 18h, respeitando o distanciamento social e adotando todas as orientações de saúde. Nessa primeira etapa o projeto será desenvolvido semanalmente até o mês de outubro.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Carise Pedroso, nas terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, a equipe de Abordagem Social irá desenvolver orientações e abordagens especializadas na área. Na quarta e sábado, das 15h às 18h, a equipe do projeto Transformar Vidas será liderada por uma pedagoga e assistente social coordenada por Carise Pedroso que estarão realizando atividades como oficinas de materiais recicláveis, artesanato e atendimento social. Na sexta-feira, a ação será realizada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santana que estará com Roda de Conversa, recreação e oficinas.

“É um projeto piloto com um objetivo muito importante que visa retirar essas crianças da situação de trabalho infantil. Hoje foi o primeiro dia de execução do projeto e nos ajudou a fazer uma avaliação de como serão os próximos. Meninos e meninas de 7 a 17 anos estiveram participando”, observou Carise Pedroso.

Secretária Celsa Brito participou da ação junto com os profissionais e as crianças

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito acompanhou a ação e ficou positivamente surpresa com a quantidade de participantes. “Superou nossas expectativas, ver mães trazendo seus filhos para participar é um sinal que o projeto irá cumprir seu principal objetivo que é transformar vidas, tirar essas crianças e adolescentes da situação de trabalho infantil e possibilitar a elas aprendizados importantes. Iremos trabalhar também orientações para os pais e responsáveis que trabalham na área.”

Para a trabalhadora Francisca Isaura da Silva Cardoso, mãe de 5 filhos, o projeto oportunizará aprendizados às crianças. “Tenho um menino de 11 anos e uma menina de 14. Esse é com certeza um projeto motivador que a Prefeitura promove a nossos filhos. Trazê-los aqui é a garantia de que enquanto eu estou trabalhando, eles não ficarão nas ruas, mas estarão aprendendo e aproveitando a infância.”

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil