Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 11:25
18/10/2019 as 12:21 | Por Da Redação |
Trabalho com refugiados venezuelanos em Santarém é exposto pela Semtras em Manaus
Evento aconteceu na quarta-feira (17), na sede da UniNorte (unidade 3)
Fotografo: Reprodução
Gabrielle Andrade relatou a experiência de acolhida e integração de imigrantes em Santarém

A convite do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e Fundación Avina,  a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) foi convidada para participar, em Manaus (AM), da formação em migração, refúgio e assistência social para servidores públicos.

O evento aconteceu na quarta-feira (17), na sede da UniNorte (unidade 3) e Santarém, por meio da assessora técnica, Gabrielle Andrade, teve um espaço para relatar a experiência de acolhida e integração de imigrantes em Santarém/PA.

A formação foi promovida em parceria com o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e Fundación Avina, cujo objetivo foi capacitar e sensibilizar os servidores públicos das áreas de Assistência Social, Justiça e Direitos Humanos de duas Secretarias Estaduais do Amazonas e de uma Secretaria Municipal de Manaus.

O foco em assistência social se dá devido à crescente necessidade do acolhimento específico para migrantes, refugiados e populações indígenas, de forma a respeitar as suas culturas e costumes. O curso provocará a reflexão dos servidores por meio de exposições com dados e informações culturais, um grande apanhado sobre migração e refúgio, legislações pertinentes, e por meio de discussões e atividades em grupo.

Aproximadamente 60 servidores públicos estiveram participando do evento que contou com apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social do Amazonas (SEAS); Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (SEJUSC), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

A programação teve explanação sobre a Migração e Refúgio: Contexto Global e Brasileiro; os waraos no contexto da migração explanação sobre os waraos, sua cultura e o contexto por trás da migração atual. Experiências com a integração e atendimento a indígenas em meio urbano; Relato de Experiência: Acolhida e Integração de Imigrantes em Santarém/PA e Dinâmica de grupo: Situações Práticas; Exposição dos Grupos - Representantes de cada grupo trarão as soluções encontradas e debaterão cada caso.

Gabrielle Andrade explicou sobre a importância do município estar em um evento levando um pouco do trabalho realizado em Santarém, desde o início do acolhimento dos povos Waraos.“Foi um dia incrível de aprendizado, de troca de experiências, compartilhamos as práticas exitosas realizadas em Santarém, conversamos sobre os desafios postos, em especial para as equipes técnicas do SUAS, e aproveitamos a oportunidade para fortalecer o trabalho em rede. Sabemos que muitos dos migrantes que chegam até Santarém são oriundos de Manaus, dessa forma, o evento foi bem proveitoso para articularmos e integrarmos o atendimento aos refugiados", explica.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil