Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 10:48
19/11/2020 as 11:25 | Por Redação |
Semed oferta curso de capacitação a professores alfabetizadores do município em parceria com o MEC
Capacitação é destinada a professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental
Fotografo: Reprodução
Os interessados já podem se inscrever exclusivamente pela plataforma virtual Avamec  

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa aos professores, que estão abertas as inscrições ao curso on-line sobre práticas de produção de texto. A capacitação é gratuita e tem como público-alvo professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.
De acordo com a coordenadora Gestão de Alfabetização da Semed, professora Heloisa Sousa, o curso busca capacitar os professores que atende a esse público no município de Santarém. “Então, esse curso ao capacitar os professores, naturalmente os conteúdos escolares vão contribuir com o aprendizado das crianças e ajuda-los a desenvolver melhor suas atividades educacionais no futuro”, destacou a professora Heloísa.
As inscrições prosseguem até o preenchimento das vagas e podem ser feitas exclusivamente pela plataforma virtual Avamec. O curso tem carga/horária de 120 horas, dividido em 12 módulos e vai abordar comunicação e atuação, interpretação de fatos, exemplificando causa e efeito, assunto e conclusão, manipulando notícias, entre outros.
Heloisa disse ainda que a produção de texto é um dos indicadores em crescimento no município de Santarém. “Toda avaliação externa utiliza redação e percebe-se que a cada ano a exigência cada vez maior desse indicador de proficiência”, ressaltou. Heloísa explicou também que em anos anteriores só eram avaliadas as crianças do 5º ano, mas, hoje os alunos do 2º ano também são avaliados. Então professores e alunos precisam se preparar com antecedência para atender as mudanças no processo educacional do século XXI.
A iniciativa do curso resulta de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf), vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), como parte do programa Tempo de Aprender, da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 2019, que elenca a produção de escrita como um dos seis componentes essenciais da alfabetização.
Fonte: Portal Santarém e Ascom/Semed

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil