Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 17:54
31/03/2020 as 10:39 | Por Redação |
Saiba qual máscara utilizar para a prevenção do novo Coronavírus
Máscara de pano não é segura e não está nos padrões vigentes da Anvisa
Fotografo: Reprodução
Ministério da Saúde recomenda que apenas pessoas apresentando sintomas utilizem máscaras cirúrgicas

Desde o início da pandemia de Coronavírus no Brasil, dois tipos de máscaras vêm sendo bastante procurada pela população: a máscara cirúrgica, feita de um material chamado não-tecido e a N95, elaborada para profissionais de saúde para impedir a passagem de partículas contaminantes. Só que devido à falta desses produtos, o Ministério da Saúde recomenda que apenas as pessoas que estejam apresentando sintomas utilizem as máscaras cirúrgicas, mas a população no afã da prevenção inventou as máscaras de pano.

Embora já estejam sendo utilizadas, esse modelo não é seguro. Além de não estarem nos padrões vigentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (Anvisa), o tecido não fecha suficiente para impedir a transmissão do vírus e a modelagem é feita sem medidas específicas, o que contribui para que o ajuste no rosto seja inadequado, deixando a pessoa em risco de qualquer maneira.

Outra dúvida é sobre a barba e a máscara, Helena Brígido, infectologista da Unimed Belém, explica quais medidas tomar sobre essa combinação. “A máscara quando colocada em pessoas que têm barba, atrapalha, ela não consegue vedar adequadamente tanto na máscara cirúrgica como na N95. A barba atrapalha na adesão, colocação e a passagem de ar. Também suja. O ideal mesmo é tirar a barba”, disse.

Vale lembrar, que mesmo as máscaras recomendadas pelo Ministério da Saúde, o uso indevido pode facilitar a contaminação, pois as mãos levadas até o rosto na tentativa de ajustar, acaba contaminando o acessório.

Para descartar a máscara, o correto é retirar evitando contato com a parte da frente e despejar em um saco plástico. Logo em seguida, jogar em uma lixeira fechada e lavar as mãos com água e sabão imediatamente após o descarte, evitando tocar qualquer superfície. A matéria-prima utilizada na confecção da máscara não pode ser lavada, porque acaba sendo modificada. Por isso, não pode ser reutilizada. O recomendado é utilizar a máscara até quatro horas, no máximo.

Se você tiver alguns sintomas de doença respiratória, o indicado é o isolamento domiciliar. Não esqueça de lavar sempre bem as mãos, caso não lave, use álcool em gel (70%). Se for tossir ou espirrar, usar a dobra do braço no rosto e nunca as mãos.

No site da Unimed Belém e nas mídias sociais há mais dicas de como se prevenir e tirar dúvidas sobre a Covid-19. Tudo gratuito. www.unimedbelem.com.br.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil