Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 21:15
23/10/2020 as 12:38 | Por Redação |
Projeto Ponte de Safena possibilitará desenvolvimento da região Norte do Brasil
Objetivo é construir uma estrada de 434 quilômetros de extensão e três pontes, ligando o Amazonas ao Pará
Fotografo: Reprodução
Projeto é idealizado pelo empresário Jeovan Barbosa, com apoio do ex-vice governador do Pará, Odair Corrêa

Em resposta ao ofício de número 1278/2020, assinado pelo presidente da Junta de Mediação e Arbitragem do Amazonas  (Jumam), Jeovam Jorge Martiniano Barbosa e, enviado ao Ministério da Infraestrutura, no dia 20 de setembro de 2020, o Diretor de Transporte Rodoviário, Guilherme Luiz Bianco e o Coordenador - geral de Obras Públicas e Informação, Roger da Silva Pegas, através do despacho de número 2/2020 do dia 24 de setembro de 2020, destacaram que o projeto rodoviário 'Ponte de Safena' é de grande importância para a União.
Idealizado pelo empresário Jeovam Barbosa, com apoio do ex-vice governador do Pará, o santareno Odair Corrês, o projeto tem como objetivo construir uma estrada de 434 quilômetros de extensão e três pontes. O projeto prevê a interligação do Amazonas ao Pará, iniciando em Itacoatiara, passando por Urucurituba e Maués, atravessando a fronteira e chegando ao unicípio de Aveiro (Pará), a um custo de R$ 6 bilhões.
Jeovam defende que a estrada possibilitará o desenvolvimento da economia da região com a interligação do Amazonas ao restante do País.
Segundo ele, há dois bancos internacionais interessados em financiar o projeto. Além deles, de acordo com Jeovam, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) liberaria R$ 6 bilhões para investimento na obra.
"O projeto prevê uma extensão da AM-010 a partir do município de Itacoatiara, que cruzará o Rio Amazonas em dois trechos por pontes, passará por Urucurituba, depois seguirá por Maués até o município de Aveiro, onde passará por uma terceira ponte, agora sobre o rio Tapajós, seguindo até a PA-114, e de lá chegando à BR-163 (Cuiabá-Santarém)", explica Jeovam Barbosa.
Rodovia ligará os estados do Amazonas e Pará
FIQUE POR DENTRO
Jeovam explica que, desde 2017, foi assinado um protocolo de intenção para o Consórcio Rodoviário Intermunicipal entre as prefeituras de Itacoatiara, Urucurituba e Maués para a construção da rodovia.
"Em 2017, a prefeitura de Itacoatiara, através da Procuradoria-geral do município, assumiu o compromisso de formar um Consórcio Intermunicipal Rodoviário com Urucurituba e Maués, no Amazonas, para dar efetividade ao projeto e deliberar sobre o cronograma de atividades, considerando a necessidade de viabilização, elaboração de estudos de viabilidade econômica, técnica, social e ambiental, elaboração do projeto", segundo publicação do Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, de 27 de outubro de 2017.
O Exército, através da 12ª Região Militar, também sinalizou como importante a construção da rodovia, ressaltando como uma alternativa à atual BR-319.
"A construção de uma rodovia, com boas condições de trafegabilidade, durante o ano interior, permitiria uma segunda opção de transporte de cargas e de pessoas, inclusive de meios militares, na direção do Pará. Para o exército seria de suma importância, pois permitira a abertura de dois eixos de suprimento para ligar-se com suas tropas na Amazonas, trazendo falibilidade de concentração de tropa e suprimento, diminuindo custos e tempo, além de incrementar a ligação e a coesão nacional", disse o documento de apreciação do Exército, assinado pelo chefe cel. Luis Moisés de Oliveira Braga Otero.
"A Ponte de Safena será um rodovia de integração nacional, e se somará as demais estradas brasileiros, e os investidores que já sinalizaram interesse são chineses, americanos, árabes e europeus", disse, acrescentando que a via não passará por áreas indígenas durante, "apenas por terras liberadas pelos municípios, estados e união", concluiu Jeovam.
Para o Exército Brasileiro, a referida obra seria de suma importância, pois permitiria a abertura de dois eixos de suprimento para ligar-se com suas tropas na Amazônia, trazendo flexibilidade de concentração de tropa e suprimento, diminuindo custos e tempo, além de incrementar a ligação e a coesão nacional.
O principal modal de transporte na Amazônia, continuará sendo fluvial, principalmente pelo volume de carga e baixo custo, no entanto, a construção de estradas, como a Ponte de Safena, pode abrir novas possibilidades, não só econômicas, mas psicossociais também, aumentando a integração daquelas localidades a rede nacional de comunicações.
Portanto, o Exército Brasileiro já manifestou pela viabilidade da obra, existem alguns empresários interessados em investir no projeto, que inclusive já foi apresentado ao Governo Estadual e demais Prefeitos dos Municípios que serão beneficiados, falta agora apenas o interesse político para que essa belíssima e importante obra denominada Ponte de Safena se transforme em realidade, irrigando nosso Amazonas com mais desenvolvimento e prosperidade.
Fonte: Portal Santarém




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil