Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 09:50
13/07/2020 as 08:34 | Por Redação |
População desrespeita decreto municipal e lota praias e orla de Santarém
Na noite de domingo, muita gente passeando na orla sem máscaras, violando o decreto
Fotografo: Portal Santarém
Banhistas foram flagrados pela Polícia Militar em Alter do Chão, no domingo (12)

Dezenas de pessoas procuraram praias, igarapés, campos de futebol, casas noturnas e a orla de Santarém em busca de lazer e entretenimento, no último fim de semana.

Para médicos e enfermeiros, tudo seria normal, em pleno período de férias escolares, caso não houvesse medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), implantadas pela Prefeitura de Santarém.

Para dar celeridade ao decreto municipal, a Polícia Militar fiscalizou praias e balneários no domingo, 12. Segundo a Polícia Militar, em Alter do Chão, foram encontradas muitas pessoas nas praias, as quais foram orientadas a retornarem para suas casas.

Além de Alter do Chão, de acordo com a Polícia Militar, nas praias do Pajuçara, Juá, Ponta de Pedras, Maracanã, entre outros balneários e áreas de lazer, dezenas de pessoas também foram encontradas descumprindo o decreto da Prefeitura.

“Boa noite, órgãos de segurança! Seria bom vocês darem uma olhada na Orla. Está tudo avacalhado. Crianças, adultos e idosos, a maioria sem máscara em um total desrespeito a tudo que foi dito. E o pior ainda, é que não tem ninguém pra olhar esses absurdos. Cadê as multas? Cadê o cumprimento do decreto? Cadê o Comitê? Cadê a fiscalização? Já acabou? Tudo está normal?”, assim se manifestou um cidadão, que pediu pra não ser citado na matéria, que decidiu passear pela frente da cidade de Santarém na noite de domingo e constatou esses abusos das pessoas, que parece que não estão preocupadas com essa doença.

DECRETO MUNICIPAL

A Prefeitura de Santarém publicou no dia 7 de julho último, o decreto municipal Nº 181/2020 que atualizou as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, no Município. O dispositivo legal trouxe mudanças sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, com atendimento ao público. Entre outras medidas, está o retorno de atividades em educação e recreativas; como aulas de natação, ampliação do horário de funcionamento de hipermercados e aumento da capacidade do público em lojas âncora em shoppings. O horário de funcionamento do comércio foi mantido de 9h às 15h. Já os hipermercados e supermercados tiveram seu estendido e deverão funcionar das 06h às 22h e aumento em 15% da capacidade total das lojas âncora em shoppings.

Demais medidas de prevenção como a obrigatoriedade do uso de máscaras; o toque de recolher de 23h às 05h; e a proibição de realização de eventos que impliquem em aglomerações, como reuniões, manifestações, passeatas/carreatas permanecem em vigor.

Com o interesse de resguardar a proteção à saúde pública, permanecem suspensas as atividades em casas noturnas, bares de entretenimento, boates e casas de eventos.

Permanece a interdição das praias, balneários, clubes e praças públicas, centros de convivência, academias públicas, orlas, campos de futebol, quadras, ginásios e quaisquer espaços públicos não essenciais, no âmbito do Município de Santarém. Fica proibida a utilização desses logradouros interditados para atividades de lazer e/ou quaisquer atividades que gerem aglomerações, pelo prazo de vigência deste Decreto.

BOLETIM DO CORONAVÍRUS

Em nova atualização do boletim da Covid-19, na noite de domingo, 12, a Prefeitura de Santarém informou que há 4.794 mil casos confirmados no município. Existem 4.258 mil pessoas recuperadas, 271 óbitos, 2.751 mil resultados negativos, 29 análises, 2.688 mil notificados/monitorados, e 22.334 mil monitorados já recuperados.

A atualização de domingo acrescentou 32 novos casos positivos para covid-19, todos confirmados por testes rápidos. A Prefeitura informou, ainda, que dos 4.794 casos confirmados; 4.258 estão recuperados, 61 estão internados, 271 são óbitos e outros 204 pacientes estão em isolamento domiciliar. A Prefeitura informa ainda que existem 17 óbitos de dias anteriores em suspeita, aguardando resultado dos exames.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil