Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021 - 00:18
11/01/2021 as 13:58 | Por Redação | 229
Parceria entre Fidesa e Secult incentiva setor cultural no Pará
Iniciativa visa apoiar e ampliar, por meio de dois editais, as redes e canais digitais para as linguagens artísticas
Fotografo: Reprodução
Editais Artísticos Culturais Lei Aldir Blanc - Pará faz chamada pública de propostas

A UNAMA - Universidade da Amazônia, em parceria com o Governo do Estado do Pará, abriu as inscrições para editais Artísticos Culturais Lei Aldir Blanc. A iniciativa visa apoiar e ampliar, por meio de dois editais, as redes e canais digitais para as linguagens artísticas. O termo de colaboração é realizado por meio da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia – FIDESA, entidade privada e sem fins lucrativos da UNAMA, e Secretaria de Estado de Cultura - SECULT. 
Ao todo, serão premiados 303 trabalhos em diversas regiões integradas ao Pará. O primeiro edital contempla ações de “Patrimônio Cultural Imaterial” e o segundo de “Culturas Populares”. A lista dos projetos selecionados será divulgada no dia 05 de fevereiro de 2021, segundo cronograma disponibilizado no site.  
Diante do cenário da pandemia, o termo de colaboração entre as instituições tem como objetivo movimentar o setor cultural, mais especificamente as culturas populares. A proposta também amplia ações, implementação e desenvolvimento de projetos fomentados através da Lei.    
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, explica que a Instituição vai contribuir para aplicação de recursos da Lei destinados ao segmento Culturas Populares por meio de Elaboração de Plano de Trabalho e Execução. “É com muita satisfação que firmamos essa parceria com o Governo do Estado, que diz respeito ao interesse público e que vai garantir recursos para a manutenção e retomada na área cultural. A UNAMA é uma grande incentivadora no que diz respeito ao fomento artístico da região”, afirmou.  
De acordo com o coordenador geral do Plano de Trabalho e professor da UNAMA, Edgar Chagas, o apoio da Universidade da Amazônia, por meio dessa parceria, possibilita a junção de esforços para amenizar o momento crítico enfrentado pela área cultural e artística.  “Estamos diante de uma crise mundial sem precedentes e, na área da cultura, espaços como cinemas, museus, bares, restaurantes, casas de shows e salas de teatro tiveram suas atividades paralisadas. Consequentemente, produtores e artistas foram afetados economicamente. Por isso, a parceria é de extrema importância e traz benefícios aos artistas e demais envolvidos no setor”, declarou.  
Para outras informações sobre os editais e formas de submissão de trabalhos, os interessados podem acessar o link: https://fidesaaldirblancpa.com.br/.
Fonte: Portal Santarém




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil