Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 15:37
05/02/2020 as 08:07 | Por Da Redação |
Operação Baixo Amazonas fiscaliza obras do governo do Estado em Santarém
Nélio Aguiar diz que presença da AGE e de sua equipe, aqui em Santarém é muito importante
Fotografo: Reprodução
Reunião aconteceu na tarde de terça-feira (04) na Prefeitura de Santarém

Uma reunião realizada na tarde de terça-feira, 4, na Prefeitura de Santarém, discutiu a situação e fiscalização de obras do Governo do Pará, ainda não concluídas, na cidade.

O encontro contou com a participação do titular da Secretaria de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto; do prefeito Nélio Aguiar (DEM) e do representante da Auditoria Geral do Estado do Pará (AGE).

Durante a reunião foram debatidos o objetivo da operação denominada “Baixo Amazonas”, comandada por uma equipe da AGE, a qual tem o intuito de estar presente na região para fiscalizar as obras que estão em conclusão.

Para o prefeito, Nélio Aguiar, “a presença da AGE e de sua equipe, aqui em Santarém é muito importante, fazendo seu trabalho, com o levantamento de várias obras que estão catalogadas junto ao governo do Estado, acompanhando a veracidade das ações da gestão anterior e fiscalizando se as obras foram realmente executadas, se há alguma pendência e se os valores foram pagos realmente correspondem ao que foi feito na obra”.

Já o secretário, Henderson Pinto, deu ênfase à gestão compartilhada entre município e Estado. “Estivemos aqui, como secretaria de governo, para oferecer o apoio necessário ao município, juntamente com a Auditoria Geral do Estado. Dessa forma, é muito bom que a gente vê uma gestão integrada entre governos municipal e estadual", declarou o secretário.

O auditor da AGE, Giussepp Mendes, afirmou que a proximidade da Secretaria Regional de Governo com a Prefeitura de Santarém, mostra que o governo do Estado está integrado com a região.

"Lançamos a operação Baixo Amazonas, para ver de perto a situação das obras que ainda não estão concluídas, e estamos fazendo esse senso. Estamos dando continuidade às vistorias que vêm sendo feitas nos hospitais e obras do Estado desde janeiro de 2019", explicou, Mendes.

A OPERAÇÃO

A inspeção de dezenas de obras em Santarém, iniciou no dia 03, com prazo de encerramento no dia 28 de fevereiro de 2020.

Segundo a AGE, a inspeção acontece em obras de implantação do Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas e das escolas estaduais Frei Ambrosio, Pedro Alvares Cabral, Professora Maria Uchoa Martins, Terezinha de Jesus Rodrigues, Dom Tiago Ryan, José de Alencar, Julia Passarinho, Rio Tapajós, Belo de Carvalho e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja).

Estão sendo inspecionadas também pelos auditores Franklin José Neves Contente, Paulo Henrique Hermann Heidtmann, Luiz Fernando Bittencourt dos Santos e Márcio dos Santos Abraão as obras de reforma geral no Campus de Santarém, construção de ginásio poliesportivo para 5 mil pessoas, realização de obra de Infraestrutura e implantação de distrito Industrial.

A AGE informou que também vai verificar a aplicação de verba estadual como contrapartida de empréstimo para a pavimentação de vias urbanas, recuperação e pavimentação asfáltica de ruas e repasse financeiro para a Prefeitura de Santarém, para construção de sistemas de abastecimento de água na zona urbana da cidade e Alter do Chão, financiados pela Caixa Econômica Federal, através do PAC, Sistema de Abastecimento de Água, e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Município.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil