Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 00:51
26/10/2020 as 08:09 | Por Redação |
MRN ganha prêmio nacional, com projeto de substituição de frota de transportes em minas
Implantando esse projeto, a empresa aumentou a segurança e reduziu custos na logística de minério em operação de bauxita no oeste do Pará
Fotografo: Reprodução
Engenheiros Marcos Gonçalves e Igor Ribeiro, da MRN

O projeto de substituição da frota que realiza o transporte de bauxita nas minas da Mineração Rio do Norte (MRN), em Oriximiná, no oeste paraense, foi apresentado e premiado em um workshop no 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica na categoria “Redução de custos operacionais”. Este trabalho concorreu com outras 91 iniciativas de empresas de todo o Brasil.
O prêmio foi concedido a mineradora durante o evento realizado na terça (20) e quarta-feira (21), em Minas Gerais. O case “Redução do custo da operação de transporte de bauxita nas minas da MRN”, apresentado pelo engenheiro Marcos Gonçalves, abordou a experiência positiva da empresa na implantação de caminhões semirreboque, com capacidade de transporte de 70 toneladas, como alternativa para a substituição da frota de transporte da empresa em 2019, o que também gerou mais segurança para os colaboradores.
“Com maior capacidade de carga, esta alternativa proporcionou mais produtividade na etapa de transporte de minério, reduzindo o custo por tonelada transportada”, comentou Marcos.
Para tornar bem sucedida essa experiência, o projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, formada por empregados das áreas de Manutenção, Operação de Mina e Instrução Operacional.
Segundo o engenheiro, na primeira fase, o custo de redução de gastos foi de R$ 79 milhões para o ciclo de 2020 até 2024. “A estimativa de redução para a segunda fase é de R$ 306 milhões. Paralelamente, o maior benefício não financeiro deste projeto é a diminuição de exposição ao risco dos empregados, já que haverá uma redução na circulação de 44 caminhões trafegando diariamente, o que representa uma redução de 30% na exposição aos riscos”, relatou
A MRN já foi premiada outras três vezes com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica e destaca a importância da conquista atual. Sobre a participação no workshop Redução de Custos 2020, o engenheiro disse ser muito importante a troca de experiências e conhecimentos com profissionais de outras empresas.
Além dos benefícios já citados, há também uma redução significativa na exposição ao risco de colisão e emissão de gases atmosféricos, com menos caminhões transitando.
Inovações tecnológicas
Entre os investimentos tecnológicos, a empresa conta com um trator semiautônomo que será operado remotamente, aplicativos de gestão e controle de qualidade, drones para topografia e para monitoramento e inspeções, novos sistemas que simulam a cadeia produtiva e a qualidade e plataformas para aprimorar a comunicação e a tomada de decisão mais assertiva.
Fonte: Portal Santarém e Ascom/MRN




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil