Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 22:21
02/06/2020 as 10:32 | Por Redação |
Moderna usina de produção de gases medicinais é entregue para abastecer Hospital Municipal
Sistema pode produzir 30 m³ de Oxigênio por hora, o que corresponde a 30 mil litros
Fotografo: Reprodução
Usina será responsável por todo o processamento de Oxigênio para consumo do Hospital

Para ajudar no tratamento de pacientes vítimas da Covid-19, o município ganha a primeira usina de produção de gases medicinais. A estrutura foi entregue pelo prefeito Nélio Aguiar e pela secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, na segunda-feira (01). Ela passa a funcionar no complexo do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo e será responsável por todo o processamento de Oxigênio para o consumo da unidade de saúde.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, ressalta que esta é mais uma estratégia implementada pela saúde pública municipal no combate à pandemia. "Estamos imprimindo todos os esforços contra esta pandemia. Ter uma unidade própria que produz oxigênio é essencial neste momento. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde continua com suas ações seja no monitoramento ou tratamento da Covid-19",

O sistema pode produzir 30 m³ de Oxigênio por hora - o que corresponde a 30 mil litros - atendendo simultaneamente até 40 pacientes. "Teremos uma autossuficiência na produção de Oxigênio e redução de custos, porque antes nós comprávamos tanques. Nesse momento de pandemia, esta usina dá autonomia nessa questão, principalmente por conta da dificuldade na aquisição do Oxigênio medicinal e do aumento da demanda por parte dos municípios", destaca o prefeito Nélio Aguiar.

Prefeito Nélio Aguiar e titular da Semsa, Dayane Lima, recebem orientações técnicas sobre a nova estrutura

Após a conclusão dos testes, a usina será interligada na rede do hospital municipal e vai atender, principalmente, a demanda dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Esses pacientes precisam de um aporte maior de Oxigênio para funcionar ventiladores e outros equipamentos que utilizamos na UTI. Além da UTI, todos os outros leitos, com pacientes internados, e que precisam realizar oxigenoterapia, também, terão esse suporte. O excedente da produção pode ser usado em cilindros para doentes crônicos, que precisam realizar a oxigenoterapia em domicílio", explica Nélio.

 

PREFEITO NÉLIO AGUIAR ANUNCIA COMPRA DE AMBULÂNCIAS E AMBULANCHAS PARA O SAMU

Prefeito Nélio Aguiar anunciou nova estrutura para fortalecer trabalho do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Santarém, passará a contar com duas novas ambulâncias e duas ambulanchas para reforçar a estratégia de urgência e emergência. O anúncio foi feito na segunda-feira (01) pelo prefeito Nélio Aguiar, após entregar ao Hospital Municipal a usina de produção de gases medicinais.

Uma das ambulâncias adquiridas é do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado), equipada com UTI e médico, usadas em casos mais graves. A outra é do tipo de Suporte Básico.

Além das ambulâncias, o prefeito, também, anunciou a aquisição de duas ambulanchas para reforçar a estratégia de atendimento aos pacientes das comunidades ribeirinhas.

"Esse é um reconhecimento a toda nossa equipe do SAMU, que tem sido verdadeiros guerreiros, nesta missão do enfrentamento ao Coronavírus. Inclusive, alguns deles adoeceram, tiveram Covid-19. Tivemos até casos de internação no Hospital de Campanha, mas graças a Deus, nenhum dos nossos guerreiros foi tomado nessa guerra. Estão aqui firmes e fortes para continuar esse trabalho de excelência", destacou Nélio.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil