Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 20:00
10/03/2021 as 10:53 | Por Redação |
Médica que atua na linha de frente contra a covid-19 é homenageada em Santarém
Homenagem aconteceu em sessão especial da Câmara, na terça-feira, dia 09
Fotografo: Reprodução
Vereador Biga Kalahare homenageou Nástia Irina de Sousa Santos, com o título "Destaque Mulher"

Em tempos de pandemia, é justo reconhecer o trabalho dos profissionais da saúde, principalmente daqueles que atuam na linha de frente contra a covid-19, em Santarém Na sessão solene de terça-feira (09), o vereador Biga Kalahare (PT) homenageou a médica Nástia Irina de Sousa Santos, com o título "Destaque Mulher", deste ano. A profissional da saúde foi escolhida pelo parlamentar em consideração a sua excelente atuação na saúde do município.  

"A Dra. Nástia é uma grande profissional, e uma mulher incrível. É estudiosa, batalhadora, luta por melhorias na saúde e tem amor pela sua profissão. Pessoas assim, fazem diferença em seu ambiente de trabalho e na sociedade", destacou Biga 

Nástia é membro do Sindicato dos Médicos do Pará (SINDMEPA) e representante da classe no Sindicato dos Médicos, no Conselho de Saúde do Município. Durante a pandemia, Nástia destacou no Fantástico da Rede Globo, os problemas existentes no sistema de saúde pública de Santarém, ressaltando os transtornos vividos por profissionais da saúde e pacientes de covid-19. 

A médica recebeu a homenagem com alegria e gratidão, pelo reconhecimento do seu trabalho. 

"Eu me sinto honrada, privilegiada, porque estamos vivendo uma situação dificílima em termos de saúde pública e isso só me estimula a contribuir ainda mais para a saúde de Santarém", frisou 

Nástia Irina de Sousa Santos nasceu em Belém, no estado do Pará, no dia 08 de setembro de 1962. Se formou em medicina pela Universidade Estadual do Pará em 1985. No corrente ano, foi para são Paulo . Lá, fez pós-graduação e especialização em Medicina do Trabalho pela Santa casa de São Paulo, tem pós-graduação em Medicina Social e Saúde Pública pela (USP) Ribeirão Preto, e possui também , bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de são Paulo (USP). Trabalhou como médica coordenadora no programa de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de São Paulo por dez anos, entre os anos de 1990 e 2000. 

A médica morou no Canadá por 12 anos, onde fez mais uma pós-graduação em Ciências Sociais e mestrado em Saúde Pública na Universidade de Vancouver em 2008. 

Ao retornar para o Brasil, a médica escolheu Santarém para viver. No município, foi coordenadora da Vigilância Sanitária entre os anos de 2011 e 2012. Atualmente, ela trabalha como plantonista no Hospital são Camilo, onde exerce sua profissão desde 2012. 

]Fonte: Portal Santarém e  Ascom vereador Biga Kalahare PT 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil