Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024 - 18:49
12/06/2020 as 09:17 | Por Redação |
Lockdown termina em Rurópolis e população atendeu medidas restritivas
Barreiras sanitárias também foram desativadas
Fotografo: Reprodução
População evitou o máximo sair às ruas, aos bancos, casa lotérica e supermercados

Encerrou na quinta-feira (11), o Lockdown no município de Rurópolis, no Oeste do Pará. O Decreto assinado pelo prefeito Joselino Taká Padilha iniciou no dia 02 de junho, com medidas tomadas para diminuir a circulação e aglomeração de pessoas nas ruas, comércio e consequentemente a diminuição de contaminados com o Coronavírus. 

Durante os 10 dias de Lockdown, a população de Rurópolis evitou o máximo de sair às ruas, lugares como bancos, casa lotérica e supermercados restringiram o acesso de pessoas além do permitido. 

As policias, Militar e Civil, além de seguranças do Grupo Águia, garantiram o apoio na segurança pública com fiscalização e orientação para o êxito das medidas restritivas.

No último dia 11, também foram desativadas as barreiras sanitárias, que atuaram pelo período de 30 dias, quando os agentes do COE, fizeram o acompanhamento das pessoas que entraram no Município, orientando e notificando quem apresentava algum dos sintomas do Covid-19.

BOLETIM: Até a noite de quinta-feira (11), segundo o Boletim divulgado pelo Comitê de Operações Emergenciais, Rurópolis somava 208 casos confirmados e 03 óbitos.

Barreiras sanitárias foram desativadas

BALANÇO: A Polícia Civil acompanhou os 10 dias de Lockdown e na quinta-feira divulgou mais um balanço das atividades.

O delegado Ariosnaldo Vital Filho informou que: Se notou fluxo baixo quanto ao número de pessoas e veículos na sede do Município compreendendo Centro e bairros adjacentes, feira-livre, BR-163 e 230.

Não foi constatado estabelecimentos não essenciais funcionando irregularmente. 

Pessoas foram abordadas, inclusive nas barreiras sanitárias e delas exigidas carteiras de identidade e declaração que justificassem o deslocamento.

Os estabelecimentos comerciais considerados essenciais observaram o horário de funcionamento estipulado no decreto municipal, sendo que alguns não abriram ou tiveram horário reduzido em razão do feriado.

Durante todo o dia continuaram sendo deflagradas as barreiras sanitárias como atividade integrante e contínua do Lockdown, porém, suspensas no fim do dia até ordem ulterior. 

Parte do dia também foi destinado aos trabalhos internos restritos da Polícia Judiciária.

Os trabalhos contaram com o apoio das Polícias Civil e Militar, agentes da Vigilância Sanitária e da equipe Águia que passou a integrar o COE e fiscalizar a atuação comercial.

"O Lockdown chegou ao 10° dia e sem fatos relevantes que pudessem ensejar apresentações ou prisões. Neste primeiro momento de avaliação foi considerado satisfatório, pois foi realizado dentro das propostas inicialmente traçadas embora as limitações de material humano e logístico, porém, os resultados práticos quanto à contenção e redução da propagação do vírus pelo isolamento provocado (Lockdown) ora voluntário neste período, somente serão contabilizados nos próximos dias mediante análises técnicas dos representantes da área da Saúde. Aos poucos as críticas desabonadoras foram tomando outro caminho, como o da comunhão de esforços para identificar os pontos da cidade em que se necessitava de maior atenção. Imensamente agradeço a maioria da população que de forma consciente contribuiu com os trabalhos policiais e com as medidas sanitárias", finalizou o delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho.

Fonte: Portal Santarém e Paulino Magno. 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil