Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 10:29
14/01/2021 as 12:21 | Por Redação |
Janeiro Branco: Semsa realizará ação de saúde mental com escutas psicológicas em Santarém
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia e trouxe mudanças na rotina da população impostas pelo isolamento social
Fotografo: Reprodução
No dia 15 de janeiro, profissionais da área da saúde devem passar por uma atualização técnica online

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará ação de saúde mental em alusão a Campanha Nacional do Janeiro Branco que mobiliza profissionais em diversos estados de todo o Brasil. Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) uma programaçã ocorrerá em Santarém para fortalecer a causa.  
No dia 15 de janeiro, profissionais da área da saúde devem passar por uma atualização técnica online com o tema “Saúde Mental em época de Pandemia”. No dia 22 de janeiro, considerado o “Dia Branco” ações de escuta psicológica serão realizadas no  CAPS AD. 
Saúde Mental na Pandemia
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia e trouxe mudanças na rotina da população impostas pelo isolamento social, que promoveu o distanciamento de amigos e parentes. Profissionais de saúde foram sobrecarregados e vivenciaram perdas e isolamento diariamente. 
As turbulências emocionais do cenário pandêmico devem gerar impactos na saúde mental da população, que já é preocupante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. 
Diante deste cenário, a preocupação com a incidência de casos de depressão aumenta. Saber identificar um quadro depressivo, por exemplo, é uma maneira de evitar o sofrimento contínuo e um agravamento ainda maior da situação, que pode levar à morte.
É essencial buscar ajuda profissional quando apresentar sintomas físicos que impactem o cotidiano, como sensações de angústia, sentimentos de não pertencimento, dificuldades para se relacionar e desinteresse pelas atividades cotidianas.
Fonte: Portal Santarém e Weldon Luciano/Semsa




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil