Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 20:03
15/04/2021 as 10:15 | Por Redação |
Florestas de Eucalipto: benefício ambiental e avanço econômico no Sudeste Paraense
Em Paragominas, empresa é referência em produção florestal de eucalipto, sendo a responsável por quase 35 mil hectares reflorestado
Fotografo: Reprodução
No Brasil, a maior parte do reflorestamento ocorre por florestas plantadas

Diante de áreas degradadas oriundas do desmatamento, uma das técnicas utilizadas por pequenos, médios e grandes negócios é a prática do reflorestamento. Com essa ação, é possível recuperar o ecossistema, gerando resultados ambientais, sociais e econômicos positivos. 

No Brasil, a maior parte do reflorestamento ocorre por florestas plantadas: 3.523 municípios registraram cerca de 10 milhões de hectares, sendo 76,3% dominado pelo eucalipto, de acordo com a pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O eucalipto possui grande destaque nesse cenário por conta de sua variabilidade. A espécie pode ser cultivada em diversos tipos de solo e clima, possui um tempo curto de plantio e é reconhecida pela sua resistência às pragas. Com isso, seu manejo tornou-se a primeira opção por oferecer auxílio rápido na recuperação da cobertura florestal e rentabilidade econômica a partir da comercialização de sua madeira. 

Em Paragominas, a Floraplac é a pioneira na utilização do reflorestamento do eucalipto na Amazônia. Com o equivalente a 6 milhões de árvores por ano em uma área plantada de mais de 35 mil hectares, essa é uma de suas principais práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável 

O cultivo de eucalipto proveniente do reflorestamento evita o desmatamento e tem forte redução no impacto ambiental. As espécies de eucalipto são capazes de absorver mais água na época de chuva, reduzir a intensidade da erosão, melhorar a vazão de mananciais e diminuir o carbono da atmosfera. 

Por isso, a Floraplac conta com um controle rigoroso no seu processo de plantio, extração e transporte do eucalipto. Utiliza um sistema altamente moderno que inclui técnicas de clonagem, aprimoramento da espécie e preservação da idade certa para o corte. O resultado do cuidado em todas essas etapas é presenciado na qualidade das placas de MDF fabricadas. 

“O manejo florestal sustentável da espécie do eucalipto é indispensável para a extração da matéria-prima utilizada na indústria. Optar por essa prática é promover um negócio a partir de uma fonte renovável, protegendo o ecossistema local e movimentando a economia no município”, aponta Argeu Duarte Junior, Diretor Comercial da empresa. 

A produtividade da madeira advinda das florestas de eucalipto garante uma alta competitividade no mercado. Sua comercialização agora é sinônimo de compromisso com o meio ambiente, pois os produtos originados do reflorestamento ou de ações ambientalmente corretas, estão ganhando destaque pelo seu valor ligado à sustentabilidade e padrão de seus itens. 

Esse trabalho é realizado a partir de uma equipe ampla e especializada, atenta aos rumos do mercado e em constante qualificação. Com isso, a Floraplac é responsável por movimentar a renda local ao empregar quase 2000 pessoas direta e indiretamente. Além disso, tem consultores capacitados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, firmando sua participação no setor moveleiro nas demais regiões. 

SOBRE A FLORAPLAC 

Floraplac MDF está situada no município de Paragominas e há 10 anos possui um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da cidade, agregando valores às matérias-primas originais, induzindo à modernização do setor primário e o crescimento dos serviços. Além disso, contribui com a geração de emprego e renda como a primeira indústria de MDF da região amazônica. 

Fonte: Portal Santarém e Erica Marques 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil