Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 14:37
07/03/2021 as 08:06 | Por Redação |
Em 15 dias de funcionamento, HCS recupera 36 pacientes
Unidade que tem a capacidade de 60 leitos, sendo 4 de estabilização e 56 clínicos, funciona na Escola Maria Uchôa Martins
Fotografo: Reprodução
As altas médicas são sempre motivo de celebração para a equipe multiprofissional do Hospital

Inaugurado no dia 19 de fevereiro, o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) alcançou a marca de 36 pacientes recuperados. A Unidade que tem a capacidade de 60 leitos, sendo 4 de estabilização e 56 clínicos, funciona na Escola Maria Uchôa Martins e serve de retaguarda para tratamento da COVID-19 na região oeste do Pará. 

Hoje, 7 de março, o atendimento no HCS completa 15 dias de atividades e mesmo diante do enfrentamento da COVID-19, a equipe da Unidade não deixou comemorar cada alta de paciente. Foram 61 pacientes atendidos no total. Desses, 36 retornaram para seus entes queridos. Roberto Rutowitcz de 96 anos, está entre essas pessoas que venceram a doença.  

O paciente deu entrada na Unidade no dia 25 e recebeu alta na última segunda-feira, após 3 dias internado no Campanha. A saída do idoso foi festejada pela equipe de plantão. A filha do paciente, Patrícia Rutowitcz relatou que a mãe estava em casa se recuperando da COVID-19 e ansiosa pelo reencontro com o seu Roberto. Ela fez um agradecimento à equipe pelo tratamento dado ao pai. “Quero agradecer muito as equipes da UPA e aqui do Campanha que trataram dele com carinho”, disse Patrícia. 

Outro agradecimento à equipe que emocionou a todos, foi o depoimento do paciente Wilkson Ferreira, de 39 anos. Ele contou que já travou uma batalha contra o câncer, mas a COVID-19 foi uma adversária bem difícil. 

“Já tive câncer na cabeça e várias outras situações, mas essa foi uma das batalhas que a gente pode dizer que muda nossa vida. Quero agradecer o pessoal da UPA que me ajudaram muito e a equipe aqui do Campanha, sempre muito educados, profissionais preparados, estão todos de parabéns”, disse. 

Ele aproveitou para deixar um alerta sobre a importância dos cuidados preventivos contra a COVID-19. “A gente tem que se cuidar, eu também já andei sem máscara achando que era forte e quase passei pelo vale da sombra da morte. Temos que seguir nos cuidando”, enfatizou.  

Humanização com o projeto "Visita Online" 

Para humanizar o atendimento, a equipe que atua no psicossocial da Unidade desenvolve algumas ações, como o projeto "Visita Online". Segundo a psicóloga do Hospital, Narjara Dantas, as visitas criam laços de confiança entre médicos e a família do paciente.  

O Projeto é realizado através de uma ligação por chamada de vídeo, por meio de um tablet. A visita proporciona alívio e esperança para quem não ver a hora de receber seu familiar em casa.   

“As chamadas funcionam como uma aproximação melhor com a família, porque são pacientes que passam dias internados, que não conseguem uma comunicação e não conseguem ver a família, isso ajuda psicologicamente. Os familiares precisam ouvir na voz e ver no olhar do paciente como ele está’’, contou. 

Para Elvis Costa, filho da paciente Minelvina Alves, de 92 anos, que já recebeu alta médica da Unidade,  as ''visitas'' tiveram um papel fundamental para a melhora emocional tanto da mãe quanto de todos da família. Para o filho da paciente, as visitas onlines tiveram uma grande contribuição no tratamento dos pais.  

‘’Era lindo de ver os olhares deles durante as ligações, um dando força e carinho para outro, isso nos ajudou a ter esperança e alívio. Só tenho gratidão por todos os que cuidaram dela’’, finalizou. 

Homenagem ao retornar para o lar 

As altas médicas são sempre motivo de celebração para a equipe multiprofissional do Hospital, esse é o momento em que eles formam um corredor humano cheio de amor para comemorar a recuperação e a ida dos pacientes para casa. 

Os reencontros dos pacientes e familiares são carregados de emoção e gratidão, alguns deles deixaram seu agradecimento à equipe. '‘Eu venci a COVID-19, obrigada aos profissionais da saúde", enfatizou. 

A homenagem foi recebida pela enfermeira Deuzalina Carneiro, que fez um agradecimento em nome dos colaboradores. “Em nome de toda a nossa equipe, agradeço de coração. É difícil, mas é uma fase que estamos passando, a fé permanece, meu muito obrigada”. 

Ao todo, o HCS já recebeu 61 pacientes. ‘’Estamos tendo uma alta rotatividade e os pacientes estão se recuperando muito bem’’, avalia a coordenadora de enfermagem, Silvia Somera 

Recuperação em casa 

A paciente Minelvina Alves de 92 anos, que recebeu alta médica no dia 28, gravou um vídeo em casa falando sobre o seu retorno e recuperação. Sentada no sofá, de mãos dadas com o esposo, a idosa afirma que está se sentindo bem e fala da felicidade por poder voltar para casa ‘’ Estou me sentindo bem, graças a Deus. Eu quero está em casa, é isso que eu quero’’, disse a idosa. Na ocasião, o esposo de dona Minelvina relata que agora está muito feliz e bem melhor por ter a sua amada de volta.  

Para o Diretor Técnico do Campanha, Torquato Mesquita, fazer parte de uma história como a do casal que teve um final feliz, dá sentido a toda jornada. ‘’ Cada vida conta. É uma enorme alegria saber que demos o nosso melhor e conseguimos contribuir para a recuperação de muitos e muitas famílias tiveram o seu final feliz como a do casal’’, enfatizou. 

Fonte: Portal Santarém  e Ascom/HCS 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil