Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 21:40
10/12/2019 as 09:50 | Por Da Redação |
Com medo de morrer, trabalhador foge e denuncia escravidão em garimpo de Jacareacanga
Garimpeiro caminhou 140 km, do Garimpo Boa esperança até Itaituba
Fotografo: Nazareno Santos
Luiz Vanderlei registro BO na Delegacia de Itaituba, onde denunciou o crime

O garimpeiro Luiz Vanderlei Ribeiro procurou a Delegacia de Polícia de Itaituba, no Pará para fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e denunciar crime de escravidão em um garimpo da região de Jacareacanga, também no Pará. O escrivão de Polícia, que fez o BO, tem o fato como fatos atípicos.

E de fato, é atípico, pois em pleno século XXI nossa região ainda registrar crimes que atentam contra a dignidade humana, que é a escravidão, aonde pessoas humildes são enganadas e obrigadas a trabalhar em condições sub-humanas e ainda por cima serem roubadas nos momentos de acertos.

No dia 08 de 05 deste ano, Luiz Vanderlei Ribeiro ao ter acesso, via internet, de um anúncio com chamada de emprego para o garimpo Boa Esperança, em Jacareacanga, não pensou duas vezes e se habilitou a uma vaga. Contatou um homem que se identificou como Arthur Brandão (vulgo Bigode) e com mais 14 pessoas pegaram um avião de pequeno porte em Belém e foi levado ao garimpo. Tinha a promessa de ganhar dois salários na carteira, alimentação e toda logística necessária. Na saída da viagem recebeu 380 reais de ajuda de custo. Mas, na chegada ao garimpo a verdade era outra.

Luiz Vanderlei nunca recebeu o que foi prometido e ainda tinha descontado tudo que comprava na cantina, sempre sem nenhuma sobra.

O garimpeiro denunciou ainda que muitos lá dentro faziam acertos e em seguida eram mortos já próximos a um igarapé. Com medo de ser morto, Luiz Vanderlei e mais dois companheiros fugiram numa varação, só com a roupa do corpo, pois seu celular e documentos foram retidos dentro do garimpo para que não se comunicasse com ninguém.

Depois de oito dias pegando carona e andando, ele chegou em Itaituba na segunda-feira, dia 09 de dezembro. Luiz relata seu drama afirmando ter caminhado a pé, 140 km até Itaituba, só bebendo água e comendo manga pra não morrer de fome. Em Itaituba, não encontrando apoio nos órgãos oficiais, precisou pedir ajuda para se alimentar e retornar para sua cidade de origem, em Bragança, no Sudeste do estado do Pará.  

O garimpeiro Luiz Vanderlei disse que na cidade de Ajuruteia tem família, mulher e filhos que não sabem do seu paradeiro, pois ficou sem seu celular onde estavam todos os contatos.

Fonte: Portal Santarém e Nazareno Santos

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil