Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024 - 18:49
30/09/2019 as 09:25 | Por Da Redação |
Campanha Setembro Amarelo encerrou com o 'Dia do Abraço'
Ação foi realizada nas dependências do Mercadão 2000
Fotografo: Reprodução
Secretária Dayane Lima foi a idealizadora deste evento como parte do encerramento da programação

O encerramento da programação municipal pelo mês de prevenção e combate ao suicídio – o Setembro Amarelo foi marcado pelo “Dia do Abraço”. A programação ocorreu na manhã de sexta-feira (27), nas dependências do Mercadão 2000. Uma promoção dos setores da Divisão Técnica (DT); Atenção Básica (AB); Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Consultório na Rua e Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad 24h), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Quem esteve no Mercadão 2000 foi surpreendido pelas equipes da Semsa, distribuindo folders, balões amarelos e muitos abraços com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a valorização da vida, o importar-se com os outros, o carinho e o respeito pelo ser humano.

A secretária de Saúde,  Dayane Lima, foi a idealizadora deste evento como parte do encerramento da programação da campanha Setembro Amarelo, em Santarém. Ela explicou que a ideia foi promover a terapia do abraço como meio de cura de enfermidades físicas e/ou psicológicas.

“O abraço libera o hormônio da felicidade, acalma, tranquiliza, promove a empatia, estimula o afeto entre as pessoas e mostra que a solidariedade com os outros pode ser fundamental para salvar uma vida. Quem já sentiu a força de um abraço carinhoso sabe o quanto faz bem e essa foi a nossa ideia como gestora de saúde – promover o bem-estar entre as pessoas, especialmente nesse mês dedicado à prevenção e ao combate ao suicídio”, salienta Dayane Lima.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte que mais atinge os jovens de 15 a 29 anos no mundo. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte a cada 40 segundos. Ainda segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Pensando nisso e para mudar essa triste realidade, o Centro de Apoio Psicossocial (Caps Ad 24h), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou durante todo o mês de setembro ações junto aos seus usuários e familiares, que tiveram por finalidade alertar, esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para debater o assunto.

Durante o Setembro Amarelo, foram feitos 46 novos acolhimentos no Caps Ad em Santarém. Atualmente, o Centro possui 3.400 pacientes cadastrados, que recebem atendimento multiprofissional com uma equipe composta por clínico geral; psiquiatra; psicólogo; assistente social; enfermeiro; técnico em enfermagem; terapeuta ocupacional; sociólogo; pedagogo e farmacêutico.

O Caps Ad 24h é um serviço estratégico de política pública do Ministério da Saúde, para o cuidado, atenção integral e contínua às pessoas com sofrimento ou transtorno mental decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, além do atendimento aos seus familiares.

Os atendimentos no Caps Ad 24h são feitos diariamente, das 8h às 18h, inclusive aos finais de semana para acolhimento e cadastro de novos pacientes. Importante levar o cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

O Caps Ad 24h de Santarém fica localizado na Av. Presidente Vargas nº 2809, entre as Travessas 2 de Junho e Assis de Vasconcelos, no bairro Aparecida.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil