Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 09:42
14/09/2019 as 12:49 | Por Portal Santarém |
Busca dos Mastros abre os festejos do Sairé 2019
Tradição com mais de 300 anos aconteceu com a procissão fluvial conduzida pela Santíssima Trindade
Fotografo: Portal Santarém
Catraias enfeitadas encantaram moradores e turistas no ritual da Busca dos Mastros

Um espetáculo apresentado por catraieiros, por volta de 9h, deste sábado, 14, no Lago Verde, em Alter do Chão, encantou moradores e turistas, no ritual da Busca dos Mastros, no Sairé deste ano.

Na madrugada de hoje, uma alvorada deu início a programação. Em seguida, os participantes se reuniram em uma residência da Vila, onde aconteceu uma tradicional reza com café da manhã. Depois, eles saíram em procissão pelas principais ruas da Vila, até a Orla.

A tradição com mais de 300 anos aconteceu com a procissão fluvial conduzida pela Santíssima Trindade, símbolo maior da festa, e os personagens do Sairé, que seguiram em barcos e catraias ornamentados até a Praia de Santa Luzia, no Lago Verde.

Após a retirada, os Mastros foram levados novamente em procissão até a Praia da Gurita, para serem hasteados no dia 19, quando acontece a abertura oficial do Festival do Sairé, na Vila Balneária mais famosa da Amazônia.

OS MASTROS

Os mastros são dois troncos de árvores que são retirados da floresta dias antes do início da festa e depois são enfeitados e erguidos na Praça do Sairé, local onde é realizado a parte religiosa e ainda a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. Os alimentos que efeitam os mastros representam a fartura da região amazônica.

Um deles é carregado pelos homens e o outro, pelas mulheres, em uma disputa para quem chega primeiro.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil