Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 09:54
26/10/2023 as 13:43 | Por Redação |
UNAMA realiza Júri Simulado no MP
A programação ocorre no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA), a partir das 14h
Fotografo: Reprodução
O evento trata da simulação do caso da Boate Kiss

A UNAMA Santarém realiza, nesta sexta-feira (27), um Júri Simulado sobre o caso da Boate Kiss. Ele acontece sob orientação da coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e dos professores da disciplina de Prática Forense Penal do curso de Direito. A programação ocorre no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA), a partir das 14h.  

 

Na ocasião, os alunos encenam os papéis previstos pelo procedimento do Júri no Código de Processo Penal, sendo eles: acusação, defesa, juiz-presidente, jurados, acusado, testemunhas e demais serventuários da justiça. O evento também conta com a participação dos alunos do 2º semestre, que formam o Conselho de Sentença.  

 

O caso Boate Kiss foi escolhido pelos professores por conta da possibilidade de abordar diversas teses e desenvolver a capacidade de argumentação dos alunos, não apenas para quem está à frente da acusação, mas também está responsável pela defesa. Todavia, por se tratar de um Júri Simulado, com intuito unicamente pedagógico, o nome de todos os envolvidos no caso real foram alterados e alguns pontos da denúncia foram adaptados, possibilitando que a sessão simulada aconteça em uma única tarde. 

 

“O objetivo é proporcionar uma experiência prática com simulação de um julgamento real, estimulando a aplicação do conteúdo teórico obtido em sala de aula, bem como da oratória jurídica, do trabalho em equipe e da criação de estratégias. Além disso, é uma excelente oportunidade para que os acadêmicos possam demonstrar que estão prontos para enfrentar um procedimento desafiador, como é o caso do Tribunal do Júri”, destaca a coordenadora do NPJ, Alesandra Branches 

 

A preparação dos acadêmicos conta com a participação de promotores, advogados e professores. Eles orientam, dão dicas e todo o suporte para que os alunos desenvolvam suas teses de defesa ou acusação com excelência.  

 
Por: Lana Mota 

Fonte: Portal Santarém 

 
 

 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil