Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 - 00:23
17/03/2024 as 08:31 | Por Redação |
Titular da Semc visita os bastidores dos espetáculos teatrais dos Grupos Grutap e Kauré
O desenvolvimento da arte hibrida dos grupos em preparação e comprometimento de emocionar o público nos dias de apresentações programadas na sexta-feira Santa e domingo de Páscoa.
Fotografo: Agência Santarém
Riqueza em criatividade nos setores dos grupos.

O município de Santarém é referência em vários segmentos culturais, inclui-se a Arte. Neste mês de março, o destaque aos tradicionais espetáculos em atuação, neste 2024, a 17ª edição,  “Jesus – O Filho do Homem“ do Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap) e 39ª edição “Paixão de Cristo” do Grupo teatral Kauré. “Ambos de altas performances, vejo o elevado nível ao compromisso artístico cultural na arte híbrida, ou seja, vários campos do artísticos nos espetáculos e prometem momentos de emoção ao público. E a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) compromete-se ao apoio aos grupos”, disse o titular da Semc Adson Wender Tertulino em visita aos bastidores na noite desta quinta (15/03). 

 

Sobre os bastidores dos espetáculos- 

O trabalho é intenso, a movimentação é o reflexo do compromisso das coordenações dos dois Grupos, e as variadas equipes técnicas, a visita do titular da Semc Adson Tertulino, nas dependências da paróquia de Nsra. Aparecida, as atividades do espetáculo, Jesus – O Filho do Homem, do Grutap,  esteve a sala dos figurinos/cenários e gravações de áudios. E ouviu do Coordenador de cênico Maicon Covin, sobre o espaço. “Aqui neste local armazenamos nossos figurinos e o nosso cenário, quando chega esse período de preparação, vamos selecionar e montamos ao momento do espetáculo. Nós trabalhamos com a reutilização, evitamos o desperdício. E fomentamos o mercado santareno. No início era comprado muitos acessórios de fora, no entanto com a modernidade do comércio santareno, atualmente compramos em nossa cidade, com as roupas e tecidos para confecções pela mão de obra local, as costureiras”, explicou. 

 

Gravações de áudios para o espetáculo proporciona o dinamismo das vozes a serem ouvidas em cadência nas cenas dos atores/atrizes no espetáculo do Grutap. “Nas gravações nós utilizamos de técnicas para reproduzir a realidade das cenas nos três modos, a respiração, a pausa, a fala para esteja em harmonia no dia das apresentações”, disse, Gerson Stumbo, que viverá “Jesus” no palco. 

 

“Neste 2024, o Grutap vem com novidades, uma delas é a renovação de elenco. A expectativa é grande, principalmente que a mensagem seja passada e com vários efeitos no palco em dois dias de apresentações. E ficamos gratos pela presença do secretário e ver de perto toda a nossa organização prévia”, enfatizou o Coordenador do espetáculo do Grutap, Abel Solano. 

 

A visita de Tertulino estendeu-se, aos bastidores do espetáculo “Paixão de Cristo“ do Grupo teatral Kauré, que novamente levará a Praça Tiradentes, um dos pontos públicos de manifestações artísticas culturais santarena. Este em única apresentação, na Sexta-feira Santa, os bastidores de preparação ocorrem nas dependências da Paróquia São Raimundo Nonato, bairro Aldeia. 

 

“Levaremos muitas surpresas. Vamos trazer a inclusão com uma atriz cega, a participação cada vez mais das crianças e nossa ancestralidade amazônica. Realizaremos um espetáculo com o rosto de Santarém da Amazônia. E a Paixão, é para celebrar com todas as artes, o teatro, a dança, a música. Além das próprias vestimentas, inserir a moda de resistência, do vestuário amazônico. Muitos sabem o contexto da história a ser encenada, mas como a faremos no palco é o diferencial. E termos o governo presente nesse momento de preparação reforça o apoio a esse conjunto organizacional ao grupo teatral em fazermos o melhor espetáculo para o público”, enfatizou o coordenador do espetáculo do Grupo Kauré Alenilson Ribeiro. 

 

A coordenadora do Grupo Chá de Carimbó (Alter do Chão) Patricia Sardinha destaca a arte em diálogo. “Trazer para o teatro, a arte da dança, é o Carimbó, e trazer para o palco, uma das grandes manifestações culturais da Amazônica. É o diálogo entre as artes. Ritmo muito dançando, com batuques diferenciados e bonitos. E vamos ter música, dança e a moda. Nas roupas teremos grafismo indígena Borari”, definiu. 

 

Adson presenciou uma das mais importantes cenas, a Santa Ceia., a frente Carlos Miranda, o primeiro ator [Jesus] da Paixão “Repasso as experiências adquirida aos atores mais jovens, o meu filho hoje interpreta Jesus. Esses três jeitos do personagem, eu repasso, mas busco no ator, de como ele vai enxergar o personagem e na sequência desenvolver em cena”, enfatizou Miranda. 

 

Os dois espetáculos são apresentados em lugares diferentes na área urbana da cidade, e com opções ao público: 

  • Di Dias/hora/ingressos: 

Espetáculo “Jesus – O Filho do Homem“ do GrutapAguarda-se, 3 mil pessoas distribuídas em duas apresentações. 

Dias: sexta-feira Santa (29/03) e domingo de Páscoa (31/03) 

Horário: a partir das 19 horas 

Local:  ao lado da Igreja de Nsra. Aparecida 

Ingressos: R$ 5 (popular) 

Vendas de ingressos: a partir de segunda-feira (18/03), expediente comercial, de segunda a sexta-feira na secretaria da Paróquia da Igreja de Nsra.  Aparecida. Avenida Marechal Rondon, entre as Travessas Silva Jardim e Barjonas de Miranda, bairro Aparecida. 

 

Espetáculo “Paixão de Cristo “ do KauréAguarda-se 5 mil pessoas em única apresentação. 

Dia:  Sexta-feira Santa (29/03) 

Horário:  19 horas 

Local: Praça Tiradentes   

 

Acesso Livre 

Para reforçar o orçamento aos custos dos grupos, haverá venda de ingressos pelo Grutap e o Grupo Kauré, o acesso será livre, mas promove a Campanha “Amigos da Paixão” e rifa. O contato sobre a ação, (93) 99154-0157 (Kenedy Harial). 

 

Mais informações: 

Latoya Lucas – Jornalista e Ascom – Espetáculo: “Jesus – O Filho do Homem “ do Grutap. 

(93) 99123-1855 

Weldon Luciano – Jornalista e Acom – Espetáculo “Paixão de Cristo “ do Kauré. 

(93) 99902-5588 

 

Por: Alciane Ayres/Ascom-Semc 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil