Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 09:33
15/05/2024 as 07:48 | Por Redação |
Semtras realiza blitz e reforça enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil em Mojuí
Foram distribuídos materiais informativos e divulgado o Disk 100 para denúncias.
Fotografo: Reprodução
Blitz educativa no Centro de Mojuí dos Campos, no Pará

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na manhã de terça-feira (14), uma blitz educativa, atividade em alusão à campanha do "Maio Laranja". A ação foi realizada na travessa Antônio Walfredo, no Centro, em frente à Praça da Matriz Santo Antônio, com o objetivo de reforçar o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. 

A iniciativa da administração municipal contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, da primeira-dama e secretária municipal de trabalho assistência social, Adrielly Lima, alunos da rede estadual, municipal e servidores da Semtras, com a proposta de mobilizar, informar e educar toda sociedade para participar da luta em defesa dos direitos da proteção de crianças e adolescentes. 

A diretora da escola municipal Júlio Walfredo da Ponte, Marlucia Dias, mãe de duas filhas, de 11 e 6 anos, destacou a importância da ação. "Na nossa época de escola e infância, falar de sexualidade nas escolas e em casa era um tabu muito grande e hoje graças a Deus está se quebrando esse tabu. Esses temas são falados em salas de aula e em casa. Muitas pessoas estão tendo essa informação, que nós não tivemos, tanta informação que hoje as nossas crianças e adolescentes tem", disse. 

A secretária municipal de trabalho assistência social, Adrielly Lima, destacou a importância de cuidar das crianças e adolescentes, um dever de todos. "Quero dizer que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), está com as portas abertas para orientar a população a respeito desse tema de extrema importância, uma vez que a sociedade melhor informada tem maior capacidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes", afirmou. 

Durante a blitz, foram distribuídos materiais informativos e divulgado o Disk 100 para denúncias em casos de suspeitas de crimes de exploração e abusos sexuais infantil. 

O prefeito Marco Antônio Lima reafirmou o compromisso do poder público municipal e promover ações em prol dos direitos de crianças e adolescentes, em especial no mês de maio, em alusão ao "Maio Laranja". "A ideia é realizar atividades de mobilização com foco na prevenção. Queremos alertar a população para o compromisso da gestão em proteger as crianças e os adolescentes do nosso município", afirmou. 

"Maio Laranja" - A criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei nº 9.970 em 17 de maio de 2000. A data é dedicada à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, foi sequestrada, vítima de diversas formas de violência e, posteriormente, morta por seus sequestradores. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, e os responsáveis pelo crime não foram punidos até os dias atuais. 

Texto de Elivaldo Silva, com fotos de Davi Leal/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil