Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 10:07
01/06/2024 as 09:19 | Por Redação |
Semed lança programa de formação 'Leitura e Escrita na Educação Infantil' em Mojuí
O objetivo é qualificar o trabalho dos professores, beneficiando educadores e estudantes
Fotografo: Reprodução
Encontro de lançamento do programa de formação 'Leitura e Escrita na Educação Infantil' em Mojuí dos Campos

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou oficialmente, na terça-feira (28), o programa de formação "Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)". A iniciativa, que faz parte da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), tem como objetivo qualificar o trabalho pedagógico dos professores da rede municipal, beneficiando educadores e centenas de crianças na fase crucial da alfabetização, fortalecendo a base educacional. 

O programa "Leitura e Escrita na Educação Infantil" visa fornecer aos professores ferramentas e estratégias inovadoras para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita desde os primeiros anos escolares. Através de uma abordagem prática e interativa, os professores serão capacitados a aplicar métodos que estimulam o interesse e a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz. 

Durante a cerimônia de lançamento, realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio, a secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento educacional do município. "Investir na formação dos nossos professores é investir no futuro das nossas crianças. Este programa é um passo fundamental para garantir que nossos alunos tenham uma base sólida na leitura e na escrita. Momento importante para a nossa educação", afirmou. 

O evento de lançamento reuniu 71 professores da educação infantil, 14 coordenadores pedagógicos e 17 diretores de 56 escolas participantes. Os professores participantes do programa terão acesso a atividades teóricas e práticas, conduzidos por profissionais especialistas em alfabetização infantil. Além disso, o programa prevê a criação de um fórum contínuo de discussão e troca de experiências, permitindo que os educadores compartilhem boas práticas e soluções para os desafios encontrados em sala de aula. 

 

O programa - O LEEI faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano. O programa é desenvolvido em regime de colaboração entre o Governo Federal, o Governo do Pará e a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

Texto de Adonias Silva, com fotos de Silvágner Grigório/Ascom-PMMC 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil