Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 10:38
27/05/2024 as 12:45 | Por Redação |
Santarém recebeu mais de 80 mm de chuvas em cinco horas
Prefeitura realiza ações integradas para amenizar os impactos
Fotografo: Agência Santarém
Grade de proteção evitou que o sistema de drenagem fosse obstruído: bombas funcionaram normalmente

Em apenas cinco horas, Santarém recebeu um volume de mais de 80 mm chuvas, mais que o dobro do que estava previsto segundo os órgãos de meteorologia. A previsão era de receber de 30 a 40mm de chuvas. Os locais que receberam sistema de drenagem foram eficientes. A grade de proteção instalada nas caneletas da Av. Tapajós, trecho próximo à Praça da Matriz, evitaram que o lixo, entulho e pedaços de madeira obstruíssem o sistema e impedisse o escoamento das águas pluviais. Dessa forma, evitando alagamento do trecho. 

Santarém recebeu mais de 80 mm de chuvas em cinco horas. Equipes retiraram lixo e desobstruíram bueiros

Equipes das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Serviços Urbanos (Semurb) estarão executando serviços emergenciais para amenizar os impactos nas vias e sistemas de drenagem. A Defesa Civil não recebeu ocorrências graves. 

Além do volume e da força da água, o lixo e entulhos jogados nas ruas, e as construções irregulares em áreas de risco estão entre os principais motivos que favorecem os alagamentos. 

“Caso contrário, o lixo teria obstruído de novamente. E aí a bomba não teria sido acionada automaticamente. As equipes de limpeza retiraram lixos, entulhos e desobstruíram bueiros, neste domingo, de vários pontos de nosso sistema de drenagem”, explicou o prefeito Nélio Aguiar, que percorreu logo cedo de manhã vários pontos da cidade afetados pelas chuvas. 

Para ajudar a combater e evitar os transtornos causados pelas chuvas, a população deve sempre: 

- Colocar o lixo em lixeiras apropriadas, preferencialmente com tampas para evitar que ele seja espalhado pelo vento ou pela chuva. Nunca jogar lixo nas ruas, calçadas, terrenos baldios ou diretamente nas bocas de lobo e bueiros. 

- Ficar atento ao horário que o caminhão coletor passa em frente à sua residência. 

- Nunca deixar entulho em calçadas, ruas, terrenos baldios ou próximo de bueiros e bocas de lobo. Esses materiais podem ser arrastados pela chuva, causando obstruções no sistema de drenagem e aumentando o risco de enchentes. 

- Utilizar serviços especializados de remoção de entulho para garantir que esses materiais sejam descartados de maneira adequada. Empresas certificadas sabem como transportar e destinar corretamente esses resíduos, evitando que sejam deixados em locais inadequados. 

- Planejar adequadamente as obras e reformas, incluindo a gestão dos resíduos gerados. Isso inclui prever o volume de entulho que será produzido e já contratar antecipadamente o serviço de coleta e destinação correta desses materiais. 

Por: Alailson Muniz/Ascom-PMS 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil