Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 02:11
08/05/2022 as 08:37 | Por Redação |
Santarém participa de Workshop Nacional voltado às populações indígenas Venezuelanas no Brasil
O evento aconteceu nos dias 05 e 06 de maio, no Casarão da Inovação Cassina, em Manaus (AM)
Fotografo: Reprodução
No evento, Santarém foi o único município do Brasil a ter reconhecimento no acolhimento dos refugiados venezuelanos

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), esteve participando em Manaus do workshop nacional de boas práticas, voltadas às populações indígenas venezuelanas no Brasil. O evento aconteceu nos dias 05 e 06 de maio, no Casarão da Inovação Cassina. 

 

A experiência de Santarém foi apresentada na sexta-feira, 06, pela coordenadora da Proteção Social Especial (PSE), Glaucya Fiori, que detalhou sobre as boas práticas que o município vem realizando no atendimento à migrantes refugiados indígenas venezuelanos, desde o ano de 2017, com a chegada do primeiro grupo. 

 

Glaucya destacou a parceria com a Secretária Municipal de Educação (Semed), levando em conta que Santarém foi o único município a ter refugiados venezuelanos indígenas da etnia Warao no ensino regular. Em apresentação de vídeo, mostrou o trabalho de ambientação escolar das crianças que já entram no ensino regular conhecendo um pouco sobre a língua portuguesa e também detalhou sobre o projeto de artesanato Nonakitane Yarera Jakitane, uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que busca a geração de renda por meio do incentivo da produção e venda dos artesanatos, além de outras práticas desenvolvidas no espaço de acolhimento. 

 

“Foi emocionante poder estar lá levando as nossas boas práticas, poder contar de toda nossa trajetória desde 2017 até agora e lembrando sempre de todos que já passaram pela Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), pois cada um desenvolveu um papel de extrema importância para que a gente pudesse chegar no resultado que nós temos hoje.  Vai muito além do que isso, porque ali naquele momento nós estamos detalhando essas boas práticas, mas já pensando em ações futuras para que a gente possa melhorar ainda mais e ampliar o nosso serviço referente aos nossos refugiados da etnia Warao.”, contou Glaucya. 

 

 

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana, avaliou que se não fosse pelo apoio do prefeito Nélio Aguiar, demais secretarias e instituições parceiras, esse resultado não seria alcançado. Ela expressou sua gratidão em poder ser referência no acolhimento. 

 

“Santarém tem como essência ser uma cidade acolhedora. Não podia ser diferente, especificamente, com os refugiados indígenas venezuelanos Warao, que deixaram seu país em detrimento da crise humanitária e estão em nosso município desde 2017. Aqui nós fizemos um trabalho integrado, com diferentes instituições para proporcionar o acolhimento necessário, com ações e atividades que caminhem para o desenvolvimento da autonomia de cada família que está acolhida. Foi importante contribuir com o país que recebe as estratégias utilizadas em nosso município para qualificar essa política intersetorial, dentro da política de assistência social. Continuaremos desenvolvendo os nossos trabalhos da política de assistência social no município, juntamente com todos os órgãos específicos que fazem parte do comitê gestor, para tratar das estratégias de qualificar ainda mais o acolhimento.”, destacou Sandra. 

 

A convite do Ministério da Cidadania e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no Brasil, o município foi um dos mais de quarenta que fizeram inscrições para a 1ª Chamada de Boas Práticas, pela qualidade das propostas e pelo compromisso dos agentes com a população indígena refugiada e migrante. 

 

Por: Geisa de Oliveira 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil