Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 09:16
12/02/2024 as 07:55 | Por Redação |
Santarém Folia 2024: explosão de cores e alegria na primeira noite de programação
Milhares de pessoas em diferentes idades lotaram a Praça de Eventos na noite de sábado (10/02)
Fotografo: Agência Santarém
Os artistas Erica Freire e Banda, Uendel Pinheiro e Ricardão Elétrico realizaram show apoteótico na Praça de Eventos

Manifestação cultural é uma das potências dos santarenos. Dentro das peculiaridades ao artístico cultural a adesão ao Carnaval cresce em vários pontos, tanto participação dos artistas e pelo público. Milhares de pessoas em diferentes idades lotaram a Praça de Eventos na noite de sábado (10/02). A primeira noite de programação do “Santarém Folia”, promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a explosão de cores e alegria. 

 

Na abertura, o chamado as emoções a serem vivenciadas no Santarém Folia veio pela voz forte da cantora santarena Erica Freire e Banda. O estilo quente dela e das dançarinas em cadência com as batidas das marchinhas de carnaval, axé, rock e Braga ao estilo elétrico esquentaram o público de todas as idades.   

 

“Eu subo neste palco pela primeira vez, e estou emocionadíssima com o retorno dessa calórica participação popular. O convite do nossos Prefeito Nélio Aguiar e secretário Adson Tertulino a esse grande evento, nós artistas precisamos nos colocar ao máximo porque sabemos o quanto nos artistas ganhamos visibilidade, a exemplo deste do Carnaval, muitas outras portas se abrem em oportunidade ao nosso crescimento artístico”, disse emocionada. 

Carismático, e repertório rico de grandes sucessos, assim é o cantor e compositor Uendel Pinheiro, estremeceu os corações na música “O Amor está no Ar”. “Santarém é o lugar que amo, pessoas maravilhosas, o carnaval é a primeira vez neste palco. Mas já estive em outros shows com grandes artistas locais e nacionais. E vou animar hoje essa multidão”. 

 

A primeira noite de carnaval encerrou com Ricardão Elétrico, a percussão e os metais, a chamado para tirar o pé do chão teve o retorno da multidão. “Vocês querem carnaval de verdade!! O melhor carnaval é aqui em Santarém “. 

 

As foliãs Carla Almeida e Kailanny Silva do bairro Uruará vieram produzidas para a Praça de Eventos, unânime, qualificaram como 100%. “Positivo Carnaval de Santarém. Aproveitamos bastante, os artistas de primeira qualidade foi muito divertido e seguro. Não vimos nenhuma confusão”. 

 

Para o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar, a manifestação cultural do carnaval democrático é sucesso. “A Secretaria de Cultura, o povo e os artistas estão de parabéns por esse bem cultural nacional, o Carnaval chega em vários lugares do município. A todos os gostos dos foliões, nos pontos oficiais da cidade, nos bairros vem fortalecendo a cada ano, comunidades, na Vila de Alter do Chão, o Mela-Mela e o Cara Limpa. Espaços excelentes para o nosso povo, visitantes e turistas”, enfatizou. 

 

O secretário regional de governo do Estado do Pará José Maria Tapajós, presente no evento, define como o Carnaval seguro. 

 

“O governo do Estado garante segurança aos foliões dos 144 municípios, e em especial em Santarém nas articulações com os demais municípios do Baixo Amazonas o trabalho integrado da PM, Bombeiros e Polícia Civil junto com outras instituições. Em Santarém, na cidade, e na Vila de Alter do Chão, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e demais municípios”, disse. 

 

O titular da Semc Adson Wender Tertulino avalia sucesso total. “E superou todas as expectativas, na diversão, artistas de primeira qualidade e o público recebe com satisfação pelo cumprimento do prometido pelo governo municipal. . A Praça de Eventos é o local da grande confraternização dos munícipes saírem dos bairros e fora deles, de outras cidades para brincar o carnaval pela logística e segurança”, confirmou. 

O Legislativo de Santarém esteve presente na primeira noite de evento, o presidente Silvo Neto, além de secretários (as), coordenadores e da Agência Distrital de Alter do Chão do município. 

  

Segurança- 

A programação realizada pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) caracteriza-se pela descentralização da maior manifestação popular que é o Carnaval. E há necessidade  de ações integradas de demais secretarias municipais, Órgãos de segurança e apoiadores, na proposta de resguardar a vida das pessoas no período de folia. 

 

O 1º Tenente do 3º Batalhão de Polícia Militar, Rodrigo de Cássio Santos, ressaltou o reflexo da integração ao evento de grande porte. “Tranquilo podemos, assim podemos qualificar o evento deste sábado [10/02] na Praça de Eventos. O policiamento ostensivo dos órgãos de segurança, evitam a possibilidades de atos criminosos. A Polícia Militar distribuiu as guarnições no policiamento a pé e em viaturas tanto do 3º e 35º BPM, além do efetivo especializados. 

 

O espaço amplo da Praça de Eventos facilita as estratégias protetivas do serviço integrado dos órgãos de segurança, assim destacou o Subtenente Theisson Sousa do 4º Grupamento Bombeiros Militar (4º GBM). “É grande evento, o espaço e clima favoreceu a diversão das pessoas, sem instabilidades no corpo, as pessoas estão bem distribuídas, sem agravantes em confusões. Estamos com os bombeiros militares e apoio dos emergencistas. Além da ação integrada, que inibe ações de possível vandalismo e outros agravantes”, detalhou. 

 

Por: Alciane Ayres/Ascom-Semc 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil