Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 01:53
19/05/2022 as 09:46 | Por Redação |
Santarém é a única cidade do Pará premiada com dois projetos na XI edição do prêmio Sebrae
O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premia gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados
Fotografo: Reprodução
Prefeito Nélio Aguiar recebendo premiação, em evento na noite de terça-feira (18), em Belém

O prefeito Nélio Aguiar, acompanhado de uma equipe de governo formada pelos secretários municipais, Núbia Oliveira (Planejamento), Maria José Maia (Educação) e Bruno Costa (Agricultura), recebeu pessoalmente as premiações. Santarém foi a única cidade a vencer em duas categorias nesta edição. 

 

“Acabamos de receber mais dois prêmios para Santarém, na XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor nas categorias Destaque Região Baixo Amazonas e Inovação e Sustentabilidade. É uma conquista de toda equipe do governo e para toda a população santarena. Nosso governo trabalha integradamente para desenvolver caminhos que beneficiem a vida do cidadão e gerem desenvolvimento para o nosso município. Essa premiação representa o reconhecimento do trabalho de dezenas de profissionais. É gratificante e nos dá orgulho de avançar mais e mais em prol do desenvolvimento do povo de nossa Pérola do Tapajós. Todos estão de parabéns”, comemorou o prefeito Nélio Aguiar. 

 

O projeto “Agricultura Familiar, Oportunidade de Geração de Negócios” fomenta o fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar, incluindo agricultores em programas federais, promovendo a segurança alimentar e dinamizando a economia local, com geração de emprego e renda. 

 

“As ações promovem o desenvolvimento local com aumento de renda e fixação do homem no campo. O alimento vai diretamente do campo à escola, diminuindo despesas e desperdício de alimentos”, explica o gestor municipal. 

 

 

O projeto “Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira” promove a inovação e a sustentabilidade da cultura da mandioca, por resultados importantes. Entre os principais: a pesquisa com identificação das variedades resistentes à fusariose; a identificação e caracterização dos patógenos; transferência de mudas micropropagadas ao campo; transferência de relação aos tratos culturais para os produtores; melhoria e incremento do material de propagação e aumento da produtividade com maior geração de renda e agregação de valor aos produtos e derivados da mandioca/macaxeira, proporcionando desta forma o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva. 

 

“Implementamos políticas públicas que alavancam o desenvolvimento econômico da região, como no caso da cadeia produtiva da mandioca. O nosso sentimento é de gratidão pela união de vários parceiros, tanto da pesquisa, extensão, gestão e privado que uniram forças para idealizar o projeto. Estamos muito felizes com mais essa conquista para Santarém”, disse o prefeito Nélio Aguiar. 

 

O projeto tem a integração das secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) e de Agricultura e Pesca (Semap), e é desenvolvido junto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Emater, Embrapa e Sebrae, Sedap, além da empresa privada Cargil. 

 

Prêmio 

O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premia gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. 

 

Por: Ascom PMS 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil