Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 10:33
25/05/2024 as 08:18 | Por Redação |
Santarém 363 anos: Semana do Brincar abre a programação de aniversário da Pérola do Tapajós
“Vem pra roda - no ritmo do brincar” é o tema escolhido para esta 5ª edição do evento, promovido pelo Núcleo de Educação Infantil da Semed.
Fotografo: Agência Santarém
O palco foi o Centro de Convenções Sebastião Tapajós, que reuniu mais de mil pessoas

Vem pra roda, no ritmo do brincar. Foi com esse tema/convite que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu oficialmente a 5ª edição da Semana Municipal do Brincar. 

O palco foi o Centro de Convenções Sebastião Tapajós, que reuniu mais de mil pessoas, entre autoridades municipais, gestores e coordenadores/as da Educação Infantil e educação básica da rede municipal. O prefeito Nélio Aguiar esteve presente, acompanhado da secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, do ex-deputado estadual José Maria Tapajós, dos vereadores Erasmo Maia (UB) e Carlos Martins (PT) e da palestrante convidada, Leila Oliveira, vinda de São Paulo.  

As 46 Unidades e Centros de Educação Infantil estiveram representados nas cores de seus respectivos polos. Os coordenadores Ana Sília e Fábio Colares iniciaram a programação com uma contação de história, destacando através de uma linha do tempo a evolução da educação infantil ao longo dos últimos sete anos de governo. 

A coordenadora o Núcleo Técnico de Educação Infantil da Semed, Aline Fernandes, destacou que essa ação faz parte de um planejamento feito com muito compromisso e dedicação de todos os professores e lembrou que o evento, esse ano, teve uma reorganização.  

"Estamos iniciando com o seminário, esse momento de estudo porque eu acho que a parte teórica é de grande importância para os nossos professores para associar à prática. Serão dois dias de evento teórico para que os professores possam desenvolver com as nossas crianças todo esse processo que elas precisam dentro das unidades e vamos finalizar durante a semana nas unidades com a parte prática com as crianças. É um momento de muita alegria, gratidão e emoção também pelas mudanças significativas que tivemos ao longo desses últimos anos, tanto na infraestrutura quanto na parte pedagógica”, pontuou Aline. 

Para colaborar com o momento de formação, a coordenação da Semana do Brincar convidou a professora Leila Oliveira, de São Paulo, para palestrar sobre o tema Acompanhar o brincar dos bebês e crianças pequenas: a perspectiva da abordagem de Pikler. 

Leila Oliveira é formada em Pedagogia (Unicamp), especialista em Educação de 0 a 3 anos, Mestra e Doutoranda em Educação pela Unicamp e terapeuta sistêmica familiar. Atuou por 18 anos na educação infantil como professora e iniciou seus estudos sobre a Abordagem Pikler em Budapeste (Hungria), no Instituto Pikler em 2013. 

"Vamos tentar falar sobre o brincar a partir do ponto de vista das crianças pequenininhas, como se estrutura a brincadeira e sobre qual o papel dos educadores que acompanham essas brincadeiras da criança, mas dentro de uma perspectiva bem específica que é uma perspectiva de uma abordagem de uma médica pediátrica húngara Emmi Pikler, que observou cerca de 3 mil bebês antes de escrever sobre esse assunto. Eu muito feliz, porque essa é uma rede [municipal] que cuida bastante desse direito das crianças, que é o direito de brincar, e, também, feliz por terem instituído como lei essa semana, que não é muito comum no país, achei muito auspicioso da parte da prefeitura cuidar disso dessa maneira”, completou Leila. 

A secretária de Educação Maria José Maia comentou sobre a programação. 

"É uma semana muito importante para recordar nossa infância, interagir com as crianças, incutir na mente de cada uma a importância de um bom relacionamento, promover a inclusão, enfim, dar oportunidade para que cada fase da vida da pessoa seja realizada com plenitude e, pra isso, precisamos do engajamento, envolvimento, trabalho e do compromisso de cada profissional que lida no dia a dia das nossas crianças, porque a infância deixa marcas e nós podemos deixar marcas positivas na vida delas”.  

Improvisando o refrão da música Brincadeira de Criança do Grupo Molejo, o prefeito Nélio ressaltou que essa, mais do que nunca, é uma semana para ser feliz. O gestor comentou sobre as mudanças realizadas na educação infantil pela sua gestão. 

“Nós não fizemos mudanças, o que a gente fez foi uma verdadeira transformação, o que era a educação infantil até 2016 e o que é a educação infantil hoje, 7 anos e 5 meses depois, e eu fico feliz por todos esses investimentos, por todos vocês que estão na ponta, trabalhando, porém, mais feliz ainda por nossas crianças, por oportunizar mais conforto, cuidado e muito amor para elas e isso não tem preço”, completou.

  

Sobre a Semana do Brincar  

A Semana do Brincar é realizada em Santarém desde o ano de 2019, mas desde o ano passado virou lei. Em 21 de dezembro, o prefeito Nélio Aguiar sancionou o Projeto de Lei 22.047, de autoria do vereador Erasmo Maia, que instituiu a Semana Municipal do Brincar, devendo ser realizada nas Umeis e Cemeis e escolas de ensino infantil, bem como em espaços públicos como praças e parques arborizados, entendendo a importância de promover o contato com a natureza, o combate ao sedentarismo e uma relação saudável com a cidade. 

Programação 

Sexta 

24/05/22 – Abertura do projeto 

Público-Alvo: Professores, pedagogos e coordenadores das UMEIS/CEMEIS/Escolas; 

Local: Centro de Convenções Sebastião Tapajós; 

8h30 – Acolhimento – (NTEI e Coordenadores das UMEIS/CEMEIS) 

8h45 – Contação de história – Ana Silia e Fábio; 

9h30 – Composição da mesa – (Prefeitura Nélio Aguiar, Secretária Celsa Brito, Secretária Maria José Maia, Vereadores, Coordenadora Alyne Rodrigues e autoridades que comparecer); 

10h30 – Seminário: 

Palestrante: Leila Oliveira 

Tema: Acompanhar o Brincar dos Bebês e Crianças Pequenas - A Perspectiva da Abordagem Pikler 

Sábado 

25/05 – Formação Continuada do Programa Leitura Escrita na Educação Infantil (LEEI) 

Público-Alvo: Professores da Pré-escola 

Local: Centro de Convenções Sebastião Tapajós 

8h – Acolhimento 

8h15 – Poesia: Crianças em qualquer tempo 

8h40 – Apresentação do LEEI 

9h – Transmissão da Palestra: A cultura escrita na educação infantil e a formação de leitores (as) e produtores (as) de texto – Palestrante Suely Amaral de Melo (UNESP – Marília); 

10h – Intervalo 

10h30 – Síntese do conteúdo 

Próxima semana 

27 a 29/05 – Práticas Lúdicas 

Público-Alvo: Comunidade escolar 

Local: UMEIS/CEMEIS 

Atividades lúdicas alusivas ao tema da semana do brincar 

 

 

Por: Ronnie Dantas/Ascom-Semed 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil