Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 12:51
29/07/2022 as 09:54 | Por Redação |
Reunião discute fluxo de atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes de Santarém
Reunião aconteceu na quinta-feira (18), no Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam)
Fotografo: Reprodução
Rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes estiveram presentes

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, estiveram reunidos na quinta-feira (28), no Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam), para iniciar as discussões sobre a construção do fluxo de atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes do município. 

 

Estiveram reunidos profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) e representantes dos 3 Conselhos Tutelares de Santarém. 

 

O encontro destacou a importância do alinhamento de todos os órgãos que compõem a rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes do município, quanto aos serviços e encaminhamentos relacionados a saúde mental de crianças e adolescentes. 

 

Em junho deste ano, por ocasião dos 361 anos de Santarém, a Prefeitura entregou o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I ), uma unidade de saúde que atende crianças e adolescentes de 02 a 17 anos que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. A implantação foi um grande avanço na área da saúde. 

 

A construção do fluxo de atendimento, além de proporcionar avanços nas políticas públicas do município, faz parte da agenda de atividades necessárias para a certificação do Selo Unicef. 

 

“Este encontro possibilitou as trocas de informações quanto as formas de encaminhamentos já realizadas em cada setor, além de destacar as maiores demandas observadas atualmente. Recentemente, o município passou a contar com o funcionamento do Caps I que irá implementar as ações já existentes em saúde mental”, avaliou o Mobilizador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Selo Unicef em Santarém Igor Oliveira. 

 

A vice-presidente do ComdcaRoselene Andrade , destacou o avanço que Santarém vem alcançando nas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. 

“Estamos construindo um novo instrumento de garantia de direitos que é o fluxo de atendimento para essas crianças, visto que hoje nós já temos o Caps I, anseio antigo que foi atendido pela gestão municipal, e diante desse serviço ofertado é necessário que todos aqueles que atuam na rede de defesa e proteção conheçam o fluxo para melhor atendimento as crianças e adolescentes que necessitam desse importante serviço”, salientou Roselene.   

 

“Nós buscamos sempre realizar um trabalho de forma integrada, buscando compreender a demanda e realizar os encaminhamentos necessários. A construção deste Fluxo de Atendimento para a saúde mental de crianças e adolescentes é mais um importante passo na política da infância e adolescência. A compreensão do funcionamento da rede de assistência em saúde mental, os órgãos que a compõem e as formas de inserção nestes serviços possibilitarão aos profissionais realizarem orientações e encaminhamentos assertivos e a comunidade em geral sendo consciente dos serviços disponibilizadas”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana. 

 

O reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), aos municípios que tem como prioridade a criança e ao adolescente está na edição 2021/2024 e Santarém concorre a 6ª certificação. 

 

Por: Geisa de Oliveira 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil