Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 28 de Maio de 2024 - 06:59
15/12/2023 as 16:21 | Por Redação |
Projeto 'Educação Fiscal nas Escolas' leva conhecimento à estudantes de Mojuí dos Campos
No total, 51 alunos da escola Júlio Walfredo participaram das ações do projeto nesta sexta-feira (15)
Fotografo: Reprodução
Oficina sobre educação fiscal e educação ambiental na escola Júlio Walfredo da Ponte

Com o objetivo de conscientizar estudantes sobre educação fiscal, um projeto de extensão de uma mestranda do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Mojuí dos Campos, atendeu, nesta sexta-feira (15), estudantes da escola municipal Júlio Walfredo da Ponte, em Mojuí dos Campos. No total, 51 alunos do 8º ano participaram das ações do projeto. 

 

Além da mestranda, a execução do projeto de extensão contou com a participação de servidores do Departamento da Receita Municipal (DRM), da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (Semga), e servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante toda a manhã, os alunos participaram de oficinas sobre os temas "Educação Fiscal e Cidadania" e "Tributos e Meio Ambiente", além de visitas técnicas no Departamento da Receita Municipal e no Igarapé Beira Rio, no centro da cidade. 

 

Com o tema "Educação Fiscal e Meio Ambiente: construindo práticas pedagógicas de cidadania fiscal e ambiental com alunos do ensino fundamental da escola municipal Júlio Walfredo da Ponte", o objetivo do projeto foi proporcionar um momento de discussão, reflexão e experiências sobre a educação fiscal e sua contribuição para o meio ambiente através da função social dos tributos. O foco também foi aprofundar a compreensão da educação fiscal e tornar os alunos multiplicadores de informações. 

 

"Esse projeto é fundamental para mostrar para eles a importância de eles terem a consciência em relação à educação fiscal, em relação à preservação do patrimônio, em relação ao que é público, do zelo, do cuidado, de eles saberem que o que é público é mantido por nós, é mantido pelos pais deles, através dos impostos que são pagos. É muito importante o nosso aluno já crescer com essa consciência da educação fiscal", enfatizou a diretora da escola Júlio Walfredo, Marlucia Dias. 

 

"Estamos hoje aqui na escola Júlio Walfredo, executando o nosso projeto de extensão, com o objetivo de sensibilizar os alunos em um momento de discussão. Foi uma manhã muito produtiva, com atividades, oficinas com a temática da educação fiscal, e além disso fizemos visitas técnicas, tanto no departamento de tributos da prefeitura, quanto no igarapé Beira Rio, consolidando a educação fiscal e ambiental", destacou a servidora pública, Naína Moura, mestranda do PPGSAQ, idealizadora do projeto. 

 

Texto de Adonias Silva, com fotos de Silvágner Grigório/AscomPMMC  

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil