Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 10:41
17/05/2024 as 08:21 | Por Redação |
Programação do Maio Laranja é aberta com a realização de um seminário
Palestras e blitz chamarão a atenção da população para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Fotografo: Agência Santarém
Lançamento da Campanha aconteceu na quarta-feira,15, no CIAM

A programação de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes - Maio Laranja, campanha Faça Bonito, alusiva ao dia D 18 de maio, foi aberta oficialmente na quarta-feira,15, no CIAM e contou com a realização de um seminário com o tema: Infância Protegida, a importância do trabalho em rede, no município de Santarém. 

O seminário contou com explanação da Delegada Andreza Souza, que falou sobre o trabalho da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente, detalhou sobre alguns casos e observou que existe um aumento no número de denúncias. 

A outra palestrante foi Roselene Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdca), que destacou a importância do trabalho em rede, no município de Santarém, e que o município vem avançando e sendo modelo nesse trabalho de enfrentamento. 

Adelane Barros, vice-presidente do Comdca, destacou a importância da campanha. 

“É uma campanha de extrema importância para que toda a rede possa se unir nesse fortalecimento contra esse crime cometido contra crianças e adolescentes. Estamos realizando a abertura par fortalecer ainda mais a rede e expandir essa campanha para que possa chegar o mais longe possível, que possamos ser os atores dessa campanha, fazendo o nosso papel,” destacou. 

Santarém tem um acordo de cooperação técnica com a Childhood Brasil e a Cargill, através do projeto Arco Norte, para implementação da Lei da Escuta Protegida, e a construção do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tem o Diagnóstico e o Comitê já ativo. 

"Santarém conta com uma rede de garantia de direitos na proteção de crianças e adolescentes completa, e muito atuante, temos 3 conselhos tutelares, 8 Cras, 1 Creas, o Comdca, uma casa de acolhimento institucional, Delegacia Especializada, Ministério Público Estadual, Federal, Polícias Rodoviária, Civil, Militar, toda uma gama de serviços e parceiros somando conosco nesse enfrentamento. A gente aprimora essas ações com o lançamento da campanha com blitz, atividades na região de rios, planalto. Levando esclarecimento para a sociedade, canais de denúncia, disque 100, 3 conselhos tutelares e esse ano estamos reforçando o alerta sobre os crimes virtuais, que vêm ocorrendo a nível nacional, e Santarém já vem trabalhando com o MPF que está com campanha e devemos ficar atentos ao uso do celular para as crianças", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social. 

A programação continuará com a realização de palestras, rodas de conversa nos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas), nas regiões de rios, planalto e várzea e também a tradicional blitz simultânea em 4 pontos da cidade, Praça da Cohab, BR 163 proximidades do Quincó, Praça do pescador (orla) e em Alter do Chão, no dia 17, às 17h,  haverá também palestras para os associados dos sindicatos dos taxistas, mototaxistas e Z-20. 

A programação é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e toda a rede de defesa e proteção. 

Confira o calendário das ações que serão desenvolvidas até o dia 29. 

Todos os Anexos: 

 

Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil