Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 18:57
02/07/2022 as 09:45 | Por Redação |
Primeiro caso suspeito de varíola dos macacos é registrado no Amazonas
Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas
Fotografo: Reprodução
O paciente é jovem, sem comorbidades, e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar

A Fundação de Medicina Tropical de Manaus informou nesta sexta-feira (1), que atendeu um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox, a Varíola dos Macacos, e o caso está em investigação aguardando o resultado dos exames. 

 

O paciente é jovem, sem comorbidades, e foi atendido e notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológico e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames. Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas. 

 

Sintomas 

Os principais sintomas incluem: dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares, febre, exaustão, calafrios e gânglios inchados. No período de 1 a 3 dias após o surgimento da febre, o paciente desenvolve lesões, as erupções cutâneas começam a aparecer no rosto e se espalham para outras partes do corpo. 

 

Proteja-se 

A higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social são as orientações reforçadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para evitar o contágio da doença, que também ajudam na proteção contra Covid-19. 

 

Com informações do Portal do Holanda 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil