Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 15:30
05/05/2022 as 15:47 | Por Redação |
Prevenção: Hospital Regional do Baixo Amazonas alerta sobre higienização das mãos
A prática, executada de forma correta, é fundamental para prevenir doenças e salvar vidas
Fotografo: Reprodução
Equipe do HRBA realizou ação no Dia Mundial de Higienização das Mãos

É com as mãos que conseguimos realizar a maioria das atividades de nosso dia a dia e o mesmo se aplica nos momentos de cuidado com o paciente. As mãos nos permitem manusear objetos, determinar temperaturas, cumprimentar pessoas e tantas outras tarefas que envolvem o contato manual. Isso faz com que seja possível transferir microrganismos que podem fazer mal à saúde. 

 
Neste 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Como unidade de referência no atendimento a média e alta complexidades para 1,4 milhão de pessoas na região, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, realizou o Dia “D” de Higienização das Mãos, com objetivo de incentivar a prática entre os profissionais e usuários. 

 

As atividades iniciaram com a abertura oficial transmitida na Rádio HRBA, seguidas de iluminação da fachada do hospital e letreiro de incentivo à prática, com apresentação da personagem “Gigi, mão amiga”- principal divulgadora da campanha. A ação contou ainda com a entrega de certificados e troféu para a equipe multiprofissional com maior adesão à prática de Higienização das Mãos 2021, além de atividades educativas com perguntas e respostas sobre o tema. 

 
“A Higienização das mãos, principalmente executada de uma forma correta, é fundamental para salvar vidas dentro de uma unidade de saúde", enfatiza a enfermeira supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Lene Cavalcante. 

 
Com este simples ato, é possível minimizar a transmissão de microrganismos e garantir a segurança dos pacientes. "A campanha, realizada anualmente, é essencial para disseminar a importância da prática, entre todos que atuam no HRBA”, alertou a profissional. 

 

Referência na prevenção e redução de infecções 

O HRBA é uma unidade de saúde pública pertencente ao Governo do Pará e gerenciada por uma das maiores entidades filantrópicas do País, a Pró-Saúde, que possui em suas diretrizes a redução dos riscos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) – Meta 5 de Segurança do Paciente. 

 
O Regional do Baixo Amazonas se destaca nas ações de prevenção às infecções. Em 2021, o hospital alcançou 95% de adesão à higienização das mãos avaliando os cinco momentos preconizados pela ANVISA para profissionais e usuários: 1º - antes do contato com paciente, 2º - antes da realização de procedimento asséptico, 3° - após risco de exposição a fluídos corporais, 4º - após contato com o paciente e 5º - após contato com áreas próximas aos pacientes. 

 

Em 2021, a unidade também reduziu em até 40% a incidência de Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV) e em 50% Infecções do Trato Urinário associadas à Sonda Vesical de Demora (ITU/SVD), processos nos quais a adequada higienização das mãos tem grande relevância e impacto. 

 
Essas infecções estão relacionadas a procedimentos invasivos realizados em pacientes críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto). 

 
"Geralmente são pacientes graves, que tem maior risco de adquirir uma infecção, pois possuem comorbidades e muitos são idosos. Com a adoção de boas práticas nos processos de prevenção estamos sempre trabalhando na redução desses riscos de infecção”, destaca a médica infectologista do SCIH, Mariana Quiroga. 

 

Conquistas 

O HRBA é referência nos procedimentos de alta complexidade, na Região Amazônica, e faz parte de um seleto grupo no Brasil – há seis anos consecutivos – de unidade de saúde que possuem a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência. Em 2021, a unidade se destacou no cenário mundial ao conquistar o 1º lugar no 4º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

 
“As conquistas do HRBA na redução de infecções fazem parte de um complexo e extenso conjunto de esforços adotados pelo Governo do Pará e pela Pró-Saúde para tornar o hospital uma referência em gestão hospitalar, dentro de um programa de qualidade e segurança consistente, que foca na entrega de valor ao paciente”, destacou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi. 

 
Com informações da Ascom/HRBA 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil