Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 08:30
11/10/2023 as 17:59 | Por Redação |
Presidente do Coren-PA realiza doações a ponto de apoio para romeiros, em Belém
Ação contou com 38 acadêmicos de Enfermagem que prestaram acolhimento a centenas de pessoas
Fotografo: Reprodução
Coren-PA doou materiais necessários para atendimento aos romeiros

Foi na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza, em Belém, que os integrantes do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF), da Universidade Federal do Pará (UFPA), montaram um ponto de apoio para acolher os romeiros que chegavam de diversos municípios do Pará, para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre neste domingo (8). 

  

É a primeira vez que o CAENF realiza a ação, que consistiu na prestação de primeiros socorros e acolhimento - doação de água mineral, realização de curativos e enfaixamento - para os devotos. Participaram das atividades 38 voluntários que prestaram acolhimento a centenas de pessoas durante a sexta-feira (06) das 7h30 até às 21h, dividindo-se em grupos, turnos e tarefas.  

  

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), representado por sua presidente, Danielle Cruz, apoiou a ação, realizando a doação de materiais necessários, tais como: gazes, luvas e soro fisiológico. 

  

De acordo com Hanna Vilas, acadêmica e membro do movimento estudantil CAENF UFPA, a atividade foi uma oportunidade para que os alunos de Enfermagem pudessem adquirir, na prática, a realização dos atendimentos voluntários, bem como a oportunidade de conhecer os valores éticos da profissão. “A oportunidade de aprendizado que os alunos tiveram de colocar em prática conceitos relacionados aos fundamentos de enfermagem aprendidos na universidade, bem como o exercício de valores éticos e morais no que se refere ao atendimento das pessoas envolvidas em suas crenças. O acolhimento direcionado e capacitado aos romeiros no que tange aos cuidados com suas lesões e dores físicas, em decorrência de suas penitências”, afirmou. 

  

Hanna destacou a importância deste trabalho coletivo, que contou com a participação de acadêmicos de Enfermagem do 1º ao último semestre. “Na condição de discente, essas atividades ensinam muito mais do que se imagina, desde o processo organizativo, gerenciamento de tempo, material e de pessoas. Conceitos que aprendemos na universidade e temos a oportunidade de colocar em prática através de uma iniciativa do movimento estudantil representado pelo Centro acadêmico de Enfermagem, prof. Berenice Moraes Pinto, de valor imensurável”, ressaltou. 

  

“Contamos, também, com a contribuição da sempre incentivadora das iniciativas da saúde e da promoção da ciência e lutas sociais, Dra. Danielle Cruz, que doou diversos materiais de primeiros socorros que potencializaram essa ação. Esta ação foi bem sucedida, o que estimulou os conhecimentos teóricos e práticos dos discentes voluntários e, acima de tudo, demonstrou a fé e a cultura paraense”, pontuou. 

 

Por: Assessoria de Imprensa 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil