Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 09:31
15/11/2023 as 07:17 | Por Redação |
Prefeitura inaugura primeiro Centro de Educação Infantil na comunidade São José
Cemei Profª Maria Inês dos Santos Cavalcante atenderá, inicialmente, 120 crianças de 2 a 5 anos
Fotografo: Agência Santarém
“Isso é uma revolução que estamos fazendo na educação de Santarém", disse o prefeito Nélio Aguiar

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, inaugurou na tarde de terça-feira (14) o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil da comunidade São José, no planalto santareno. O Cemei Profª Maria Inês dos Santos Cavalcante (antiga Umei São José), foi implantada em 15 de junho de 2016 em casa alugada, e acaba de ganhar um moderno e espaçoso prédio próprio. 

 

O Cemei é uma construção de creche Tipo B, com 9 Salas de aula, climatizadas, espaço administrativo com secretaria, sala dos professores, diretoria, espaço de serviço com cozinha, depósito, despensa e jardim sensorial. Um investimento de R$3.685.651,19.

             

Esse ano, a unidade completa 7 anos de fundação. Conta com lotação atual de 16 funcionários entre professores, serventes, vigias, administrativos e estagiárias. Por enquanto, atenderá 121 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos em período parcial e integral, mas em breve abrirá vagas também para crianças do berçário. 

 

A Coordenadora Jack Cicléia Siebra de Souza confirmou a informação. Segundo ela, já há duas turmas fechadas para o berçário, que atende crianças a partir de 1 ano de idade. 

 

“Pra quem estava em prédio alugado e hoje recebe uma unidade dessa, é só gratidão, gratidão ao nosso prefeito, à nossa secretária, por esse olhar para com a educação infantil e com certeza a nossa expectativa aumenta para o próximo ano, algumas mães já estão aguardando o berçário, temos já duas turmas fechadas e ano que vem com certeza haverá muita procura”, frisou a coordenadora. 

 

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva parabenizou a comunidade pela conquista e fez questão de destacar o nome da professora Maria Inês dos Santos, que dá nome ao Cemei. 

 

“Eu não posso deixar de mencionar o grande orgulho que temos hoje de ter o nome da D. Inês (era assim que a chamava) nessa Unidade, era uma professora que, se todos os nossos servidores cultivarem aqui pelo menos uma parte do que era e o que foi essa mulher tenho certeza que nossos alunos receberão uma boa educação, uma educação de qualidade”, pontuou a Secretária. 

 

Com a inauguração do Cemei Profª Maria Inês dos Santos, o prefeito Nélio chegou à marca de 16 Unidades de educação infantil entregues em 2023. Se somadas a outras obras no campo da educação o número chega a 45 obras entregues no ano. 

 

“Isso é uma revolução que estamos fazendo na educação de Santarém. Investir em educação é construir o futuro. Nossas crianças recebem o aprendizado em espaços adequados, com conforto e profissionais capacitados. A alimentação escolar não falta e o transporte também. Tudo isso para facilitar o aprendizado de nossos estudantes e garantir uma geração de bons cidadãos qualificados profissionalmente. Essa inauguração é um passo importante no fortalecimento da educação e no cuidado com as nossas crianças. Essa creche representa mais do que paredes e salas de aula; ela é um símbolo do nosso compromisso em proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e propício ao aprendizado para as crianças santarenas. Sabemos que investir na educação desde os primeiros anos de vida é construir alicerces sólidos para o futuro da nossa comunidade. Agradeço a todos que contribuíram para a concretização desse projeto, desde a comunidade que aguardava ansiosamente por esse espaço até as equipes dedicadas que trabalharam incansavelmente para tornar essa creche uma realidade. Juntos, estamos investindo no presente e no futuro das nossas crianças. Que esta creche seja um ambiente de crescimento, aprendizado e felicidade para todas as crianças de São José. Estamos construindo um futuro melhor, e a educação é a chave desse progresso. Agradeço a confiança de todos, e que esta creche seja um espaço de transformação e construção de sonhos para as nossas crianças", disse o prefeito Nélio Aguiar. 

 

Instigado pelo vereador Erasmo Maia sobre uma possível escola municipal na comunidade (único educandário existente é o Colégio São José, ligado à Igreja católica e administrado pela Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição) o prefeito respondeu o seguinte. 

 

“É só vocês decidirem, eu não quero tomar essa decisão sozinho, reúnam, discutam e levem pra mim o projeto pra eu só bater o martelo, se a comunidade decidir e a gente agilizar eu acho que ainda dá pra entregar (a escola) até o final do meu mandado”, disse o prefeito. 

  

Sobre a patrona do Cemei 

A UMEI Sâo José passa a se chamar Cemei Prof. Maria Inês dos Santos Cavalcante. 

 

Maria Inês dos Santos Cavalcante nasceu no dia 21 de janeiro de 1932, na comunidade do Cipoal onde viveu até 5 anos. Morou ainda em Belterra, comunidade das Lavras e na comunidade São José. 

 

Trabalhou na Escola São José por muito tempo. Foi Professora por 40 anos e se aposentou com 69 anos. Prof. Maria Inês faleceu dia 6 de novembro de 2013, com 81 anos, em decorrência de acidente grave na BR 163. 

 

Por: Ronnie Dantas 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil