Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 - 23:09
17/11/2023 as 07:56 | Por Redação |
Prefeitura de Santarém participa de encontro estadual sobre a primeira infância no SUAS
Nos dois dias de evento houve exposições de alguns momentos das visitas do Programa Criança Feliz.
Fotografo: Agência Santarém
O evento aconteceu em Belém, no auditório do Centur, e contou com a participação de 144 municípios

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), esteve nos dias 13 e 14 deste mês, participando do Encontro Estadual: Primeira Infância no SUAS - Diálogos Construtivos para a Primeira Infância da Amazônia Paraense. O evento foi sediado em Belém, no auditório do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves – Centur e contou com a participação de aproximadamente 144 municípios do estado, vinculados direta e indiretamente ao Programa Criança Feliz, assim como entidades públicas e a equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). 

 

De acordo com Débora Louzeiro, coordenadora do Programa Criança Feliz em Santarém, a proposta do encontro foi sensibilizar gestores, técnicos estaduais, municipais, membros controle social e sociedade civil para uma política integrada de 1ª infância e oportunizar o alinhamento técnico sobre a gestão, bem como o reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, que segue em discussão para melhor atender as demandas do público alvo. 

 

A coordenadora contou que durante o encontro foram abordados diversos temas enriquecedores como a Proteção Social sob a perspectiva de combate às discriminações no âmbito do SUAS; Primeira Infância e Negritude – quando o racismo inicia seu impacto na vida da pessoa negra e Primeira Infância: avanços e desafios para garantia do direito. Falas importantes de profissionais que estão diariamente atuando para o bem-estar, melhoria e focados nos avanços assistenciais da população, que por tanto tempo sofreu e sofre discriminação, racismo e limitações em suas garantias de direito. 

 

O segundo dia iniciou com a palestrante Tuanny Ramos, coordenadora geral de Programas Intersetoriais – CGPI / MDS e o tema O Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz – reordenamento e orientações para ação, reforçando sobre o panorama do programa, os motivos de realização do reordenamento, os impactos destas mudanças e a importância de atingir este público prioritário do Programa Criança Feliz. 

 

Houve ainda temas relevantes abordando a prevenção da violência, onde no cotidiano enquanto Programa, faz-se necessário estar atentos aos sinais das famílias, dos responsáveis e principalmente de crianças atendidas pelo Programa Criança Feliz. 

 

"O público do evento a todo momento demonstrou grande participação, provocando questionamentos e gerando debates importantes para o âmbito da primeira infância. Foram dois dias refletindo sobre a miscigenação do povo brasileiro, suas várias culturas, as dificuldades de acesso, infâncias amazônicas e suas práticas culturais, que inclusive foi um dos temas abordados no segundo dia", observou a coordenadora do Programa Criança Feliz em Santarém. 

 

"Santarém aderiu ao programa Criança Feliz desde 2018 e vem executando a política de Assistência Social através do programa para o público da primeira infância, desde a gestação, crianças de 0 a 3 anos, que estão incluídas no Cadastro Único e crianças de 0 a 6 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Estar participando desse momento de discussão em Belém, só nos fortalece ainda mais", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social. 

 

Nos dois dias de evento houve exposições de alguns momentos das visitas do Programa Criança Feliz. 

 

Por: Geisa de Oliveira/Ascom-PMS  

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil