Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 28 de Maio de 2024 - 07:00
28/12/2023 as 11:29 | Por Redação |
Prefeitura de Óbidos realiza capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para o e-SUS
Os profissionais foram divididos em 3 turmas totalizando 87 participantes
Fotografo: Reprodução
Os resultados esperados da capacitação são a melhor distribuição e atendimento populacional das equipes de saúde.

Nos dias 20 e 21 de dezembro de 2023, foi realizada uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Óbidos, no laboratório de informática do Instituto Federal do Pará - Campus Óbidos. Os profissionais foram divididos em 3 turmas totalizando 87 participantes. Promovido pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Semsa, o curso teve como objetivo capacitar os ACS para o uso do sistema e-SUS, do Ministério da Saúde. 

  

A capacitação foi ministrada abordando 3 tópicos principais: Na primeira parte, foi feita uma apresentação geral do sistema e-SUS, com foco nas funcionalidades e objetivos do sistema. Na segunda parte, os participantes aprenderam como trabalhar dentro da aba funcionalidade com ênfase nas visitas domiciliares, que é a principal aba do sistema para o trabalho dos ACS. E na terceira parte, os participantes receberam orientações sobre como inserir informações com qualidade no sistema. 

  

O conteúdo do curso foi ministrado pelas profissionais Erica Nascimento, operadora do sistema e-SUS na Secretaria Municipal de Saúde e a enfermeira Camila Ribeiro, coordenadora dos ACS, que destacaram a importância do treinamento para o desempenho de um melhor trabalho das equipes. 

  

Os resultados esperados da capacitação são a melhor distribuição e atendimento populacional das equipes de saúde. Com o uso do sistema e-SUS, os ACS terão acesso a informações mais completas sobre a população, o que permitirá que eles planejem e executem ações de saúde de forma mais eficiente e eficaz. 

  

Por: Marcos Cantuário, com foto de Odirley Santos/Ascom-PMO 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil