Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 09:03
05/02/2024 as 12:54 | Por Redação |
Prefeitura de Óbidos encerra pré-temporada do Carnapauxis com Bloco das Virgens na avenida
A Festa do Mascarado Fobó começa pra valer no dia 07 de fevereiro.
Fotografo: Reprodução
O Bloco das Virgens animou os foliões, que extravasaram alegria e emoção

A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT), realizou no último domingo, 04, o encerramento da pré-temporada de carnaval. O Bloco das Virgens animou os foliões, que extravasaram alegria e emoção na prévia da irreverente agremiação do bairro de Santa Terezinha. 

Abrir foto  

No palco, com ritmo empolgante, a Banda Show Energia, marcou seu retorno ao palco do Carnapauxis fazendo a alegria dos brincantes. O Bloco saiu da Praça de Santa Terezinha, percorreu algumas ruas até chegar na Praça da Cultura, onde a festa continuou até às 22:30h. 

Abrir foto  

10 dias de folia 

Na capital da Folia, os foliões já vivem a emoção do maior Carnaval de Rua da Amazônia. Começando a partir do último domingo, 04, serão 10 dias de muita folia. Nesta segunda-feira, 05, a festa continua com o irreverente Bloco Pai da Pinga, que realiza sua última saída no ano. Na terça-feira, 06, acontece no Fobódromo o evento teste que terá como atração a Banda “Forró di Luxo”. 

Abrir foto

O Carnapauxis oficial inicia no dia 07 de fevereiro (quarta-feira) e se estenderá até ao dia 13. Para este ano a prefeitura de Óbidos está investindo em nova estrutura de palco, som, iluminação e nova organização de camarotes no Fobódromo, para o maior Carnapauxis de todos os tempos. 

Abrir foto  

História - Carnapauxis 

O carnaval de Óbidos, cidade localizada no Oeste do Pará, que conserva em seu Centro Histórico, traços fortes da colonização portuguesa, é uma das expressões culturais que mais exprime a cultura e a tradição dos obidenses. 

Abrir foto  

O “Carnapauxis” recebe essa denominação em homenagem aos primeiros habitantes, os índios Pauxi. Mas a manifestação começou ainda no fim do século XIX, quando folguedos carnavalescos eram realizados entre as famílias tradicionais. A manifestação veio de Portugal, e era chamada de “Entrudos”.  

  

Desde o início, os obidenses demonstraram vocação para fazer do carnaval a sua grande manifestação cultural. Com o passar do tempo, a folia evoluiu, com o surgimento dos blocos de rua que tornaram a festa ainda mais popular passando pelos tempos áureos dos carnavais de salão, época em que surgiram as fantasias e as disputas entre os participantes dos clubes da cidade. 

Abrir foto  

A maior influência veio a partir de 1962, quando Antônio Fernandes, conhecido como “Antonico Pé de Arpão”, e mais tarde Mário Prata, movimentaram as ruas estreitas no período do carnaval e plantaram no coração dos obidenses o amor pela folia. 

  

Depois de décadas no esquecimento, o formato de sucesso e o surgimento do “Carnapauxis” só ocorreu em 1997, com o apoio da Prefeitura de Óbidos, e da então Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente. 

  

Foi a partir de então, que surgiram os blocos oficiais: Mirim Unidos do Umarizal, Serra da Escama, Águia Negra, Xupa Osso, Unidos do Morro e bloco das Virgens, que contariam com a adesão de um novo bloco, em 2015, o “Vai ou Raxa”, do bairro São Francisco. 

Abrir foto  

Não demorou muito para que o formato atual do carnaval de Óbidos confirmasse o sucesso que buscou na história e na peculiaridade de cada bloco: a simplicidade e a irreverência sem impor nenhum tipo de restrição para a participação, o que passou a atrair milhares de foliões para o “Carnapauxis”. 

  

Em 2024 o Carnapauxis tem como tema: Mascarado Fobó, o rei da festa, visando a valorização do ícone do carnaval obidense.  

  

“Estamos trabalhando com toda nossa equipe, há meses, para fazer uma festa inesquecível para a nossa população e para os visitantes que estarão conosco no Carnapauxis 2024, a festa mais democrática da Amazônia. Aqui nesse caldeirão de emoções é onde a massa inteira vai se encontrar. Venham celebrar conosco, venham para Óbidos, pois aqui, já é carnaval outra vez. Estamos prontos para o maior Carnapauxis de todos os tempos”, convida, Luís Carlos Queiróz, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Óbidos. 

  

Por: Ascom-PMO, com fotos de Odirley Santos  

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil