Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 03:12
05/03/2022 as 08:28 | Por Redação |
Prefeitura de Mojuí realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024
O encontro ocorreu na sexta-feira (4) no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O Selo Unicef objetiva incentivar a implantação de políticas públicas
Fotografo: Reprodução
Abertura do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024 em Mojuí dos Campos, no Pará

As políticas públicas para crianças e adolescentes estiveram em pauta no 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2021-2024, realizado na sexta-feira (4) em Mojuí dos Campos. O encontro foi promovido pelas secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCA). Planejamento participativo, diálogo, engajamento popular e implementação de ações efetivas e práticas de políticas públicas foram os pilares do encontro ocorrido no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua. 

 

O objetivo do Fórum foi promover o diálogo com a população sobre políticas públicas municipais voltadas para o público infanto-juvenil e apresentar as propostas do Plano de Ação pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. Outra missão foi a elaboração do plano de trabalho para nortear as ações do município ao longo da edição do Selo. Os participantes, oriundos de diversos setores públicos e privados, definiram propostas para o desenvolvimento das ações a serem desenvolvidas nos próximos anos. 

 

"Esse é um momento muito importante para a população de Mojuí dos Campos e para as crianças e adolescentes, pois o que nós estamos construindo aqui é a melhorar a qualidade da educação, saúde, e assistência social que forma esse tripé. É um momento de nos preparamos para nos unirmos, gestão e sociedade e pensar naquelas crianças e adolescentes que estão mais longe do centro urbano. Esse momento de construção é importantíssimo, e claro levando em consideração a proposta do Selo Unicef que é a ampliação das políticas públicas dentro da cidade", destacou Jaime Seade, articulador municipal do Selo Unicef. 

 

A secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, destacou que essa é a primeira vez que o município adere ao selo, e que a gestão do prefeito Marco Antônio tem como prioridade às crianças e os adolescentes do município. "É uma batalha para a gente alcançar, se Deus quiser vamos conquistar o Selo, que é uma certificação muito importante para o município, onde, os governos federal, estadual vão ver que nossas políticas públicas estarão acontecendo em nosso município e chegando as pessoas longe da área urbana, os ribeirinhos. O governo Marco Antônio assumiu o compromisso com as crianças e adolescentes, o que é bem desafiador, e pretendemos fazer com que eles cresçam e se desenvolvam pessoas melhores, pessoas com oportunidades no mercado de trabalho também", avaliou. 

 

O prefeito Marco Antônio Lima participou da abertura do Fórum e destacou o trabalho realizado em favor das crianças e adolescentes no município. "Cuidar de nossas crianças e jovens é o objetivo da nossa gestão. É um compromisso meu, da assistência social, da saúde, da educação e quero que seja um compromisso da sociedade também. As crianças e adolescentes são o futuro do nosso município e precisamos garantir que as nossas políticas públicas cheguem de forma igualitária e beneficiem a todos, na cidade e no interior. É um desafio para a gente, é um desafio para Mojuí dos Campos, pois precisamos alcançar a nossa certificação", afirmou. 

 

Sobre o Selo Unicef 
O Selo Unicef objetiva incentivar a implantação de políticas públicas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, o município concorda em implementar a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada, com destaque para a maior participação popular. 

 

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a convenção sobre os direitos da criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao todo, 2.023 municípios de 18 estados brasileiros aderiram ao Selo Unicef, entre eles Mojuí dos Campos, que fica na região oeste do Pará, região metropolitana de Santarém. 

 

Por: Geisa de Oliveira/Ascom-PMC 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil