Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 10:29
07/12/2023 as 14:43 | Por Redação |
Prefeitura de Mojuí entrega insumos para produtores rurais atendidos pelo Territórios Sustentáveis
A iniciativa é voltada ao cultivo do cacau e tem como objetivo potencializar a atividade cacaueira e a renda dos produtores
Fotografo: Reprodução
Entrega de insumos para produtores rurais na comunidade Riacho Verde

Insumos agrícolas foram entregues pela administração municipal na manhã de quarta-feira (6), para produtores rurais das comunidades Riacho Verde, Porto Alegre, Jatobá e Boa Sorte, atendidos pelo programa Territórios Sustentáveis (TS), desenvolvido pelo Governo do Pará, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em execução pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). 

 

A iniciativa é voltada ao cultivo do cacau e tem como objetivo potencializar a atividade cacaueira no município, além de garantir melhoria da renda e da qualidade de vida dos produtores rurais. Nessa etapa, foram entregues os resultados obtidos na análise do solo das áreas, a interpretação de cada análise e fertilizantes. "Quero agradecer a prefeitura por esse projeto, por esse incentivo. Vai nos ajudar bastante, teremos mais uma fonte de renda pela frente", disse o produtor rural, Nazareno Farias. 

 

"A execução do programa erritórios sustentáveis vai ajudar os produtores rurais, e com isso teremos uma maior produtividade do cacau também. Hoje estamos entregando esses insumos como parte das ações do programa, a principal delas é a análise do solo. O governo municipal, por meio da Semagri, está trabalhando para garantir a execução desses projetos para beneficiar diretamente quem vive da agricultura", afirmou o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita. 

 

"A entrega desses insumos representa o compromisso do nosso governo com o desenvolvimento da agricultura e com o uso sustentável da terra. Essa parceria da Semagri com a Sedap é fundamental para que possamos potencializar também a cultura do cacau. Trabalhamos lado a lado com nossos agricultores, fortalecendo suas atividades, apresentando projetos, programas, dando apoio, assistência técnica e colaborando para o aumento da renda familiar", destacou o prefeito Marco Antônio. 

 

Objetivo - O TS visa a recuperação de áreas degradadas através de implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), não sendo possível a abertura de novas áreas, segundo a Sedap. Cada produtor receberá mudas ou sementes de cacau e a análise de solo. Após esses resultados, receberão calcário e fertilizantes, de acordo com a necessidade. Além disso, os produtores receberão assistência técnica especializada e orientação para o cultivo e o uso sustentável da terra. O TS em Mojuí dos Campos tem apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). 

 

PROGRAMAÇÃO DE ENTREGAS 

06/12 - (quarta-feira) 
Produtores das comunidades Riacho Verde, Porto Alegre, Jatobá e Boa Sorte 
Local: Comunidade Riacho Verde 
Horário: 09h 

07/12 - (quinta-feira) 
Produtores das comunidades Riacho Verde, Palhalzinho e Igarapé da Lama 
Local: Comunidade Vista Alegre do Moju 
Horário: 09h 

08/12 - (sexta-feira) 
Produtores das comunidades Igarapé do Piranha, Corpus Christi, São Miguel e Nossa Senhora dos Navegantes 
Local: Comunidade Igarapé do Piranha 
Horário: 09h 

Texto de Adonias Silva, com fotos de Silvágner Grigório 

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil