Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 28 de Maio de 2024 - 08:20
02/01/2024 as 11:13 | Por Redação |
Prefeitura de Mojuí dos Campos inaugura a 1ª Feira Municipal do Produtor Rural
O espaço é amplo e atenderá agricultores familiares do município e consumidores
Fotografo: Reprodução
Descerramento da placa de inauguração da Feira Municipal do Produtor Rural de Mojuí dos Campos

Os agricultores familiares de Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas, contam agora com um local adequado e em condições de comercializar seus produtos direto com o consumidor. Foi inaugurada na manhã de sábado (30), a primeira Feira Municipal do Produtor Rural, um ambiente amplo, seguro e acessível, mais uma conquista no mês de aniversário de 11 anos de emancipação político-administrativa do município. 

 

A Feira Municipal do Produtor Rural tem 435,22 m² de área construída, totalmente coberta, com 13 boxes, sala de administração, salão de 318,15 m² para barracas, além de banheiros masculino e feminino. Com investimento de R$ 347 mil reais, o recurso é proveniente do Governo Federal, fruto de emenda especial viabilizada pelo deputado federal Airton Faleiro, articulada com a gestão do prefeito Marco Antônio. 

 

A Feira Municipal representa um investimento crucial para o desenvolvimento da agricultura familiar local. Produtores rurais, feirantes e expositores agora contarão com um espaço exclusivo, dedicado para expor e comercializar seus produtos à população. A iniciativa não apenas fortalece a economia local, fomentando o comércio, mas também promove a conexão direta entre produtores e consumidores. 

 

Para a agricultora Ivanilde Rodrigues, da comunidade Igarapé da Lama, a feira é a realização de um sonho compartilhado entre produtores e consumidores. "É um sonho realizado para Mojuí dos Campos. Hoje, nós não precisamos sair de Mojuí para vender o nosso produto em Santarém. Esse espaço aqui veio de presente. Então hoje, o governo está trabalhando não só para mim, mas para nossos filhos, netos", disse. 

 

"Só tenho a agradecer por esse momento. O empenho aqui da Prefeitura na execução da emenda, é o governo federal que liberou nossa emenda (...) é uma conquista coletiva. A gente fez a nossa parte, de liberar o recurso e estamos aqui fazendo essa entrega, eu diria, um presente de ano novo para o município de Mojuí dos Campos", destacou o deputado federal Airton Faleiro, que participou do ato de inauguração. 

 

"Eu considero a nossa feira municipal o início, apesar de ela já ter criada há bastante tempo, mas ela não tinha um espaço para o agricultor vender seus produtos, não tinha local próprio. Hoje estamos aqui, entregando um espaço digno para os nossos produtores da agricultura familiar e para os consumidores, que também serão beneficiados com essa obra", declarou o prefeito Marco Antônio Lima. 

 

Administração do espaço - A Feira Municipal do Produtor Rural de Mojuí dos Campos será gerenciada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), responsável pela fiscalização e orientação junto aos feirantes. "Vamos fazer todos os procedimentos necessários para ceder o espaço aos agricultores. A agricultura familiar só tem a ganhar", disse o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita. 

 

Desenvolvimento - A construção da feira do produtor é um momento de conquista para o governo, lideranças, associações, sindicatos e instituições ligadas ao setor produtivo. A proposta é promover a agricultura local e criar um espaço dinâmico para a interação entre produtores e consumidores. A iniciativa vai impulsionar a economia local e o contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

 

Participação - A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, da primeira-dama e secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, do deputado federal Airton Faleiro, do secretário regional de governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, dos secretários municipais, Jailson Mesquita, da agricultura, Glayton Rodrigues, da saúde, Wallace Pessoa, da infraestrutura, Regis Rabelo, de meio ambiente, Elizangela Bezerra, da educação, Diego Oliveira, de cultura, esporte e lazer, dos vereadores Vanderlei Baú, Núbia Angelino, Cavaquinho do Rio Moju, Clei do Povo, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Mojuí dos Campos (STTR), Sileuza Barreto, do coordenador do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater/PA) em Mojuí dos Campos, Dalvair Fima, do gerente da agência do Sicredi em Mojuí dos Campos, Guilherme Vila Nova e do presidente do Conselho Municipal de Agricultura, João Evangelista, além de agricultores, lideranças, convidados e membros da administração municipal. 

 

Texto de Adonias Silva, com fotos de Silvágner Grigório 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil